Home / Notícias / Alunos de escola do Jardim América recebem ônibus escolar gratuito

Alunos de escola do Jardim América recebem ônibus escolar gratuito

A balconista Juliete Valério lembra-se sem nenhuma saudade da sua rotina até dois meses atrás: levantar-se cedo para preparar o filho Gabriel, de 7 anos, para a escola, certificar-se de que algum vizinho daria carona para o garoto e sair para trabalhar. Voltando do trabalho, às 13h30, encarava meia hora de caminhada até a Escola Estadual “Antônia Eugênia Martins”, para buscar Gabriel e juntos retornarem, mais meia hora andando, apesar do cansaço depois das atividades letivas. Nos dias de chuva, se não tivesse carona, Gabriel ficava em casa com o primo mais velho.

Já Fabiana Teixeira Brandão estava preocupada com os R$ 150 de transporte que tinha que desembolsar todo mês para que o filho João Vítor pudesse frequentar as aulas. “Estou sem trabalho e ficava pesado”, conta. Ao seu lado, Lucineia Cândido da Silva acrescenta: “Eu podia levar o Renan de moto, mas muita gente não tinha a mesma facilidade. Meu horário de trabalho me permite vir aqui esperar por ele, mas a maioria das mães está trabalhando nesse horário. A gente via aquela fila de crianças voltando juntas pela rua sem nenhum adulto acompanhando”.

Aos poucos, outras mães, pais e irmãos de estudantes se aproximam do ponto final do ônibus escolar para esperar pelos pequenos. Alguns reconhecem o vereador Toninho do Mel (PT) e o cumprimentam, especialmente Juliete, que brinca: “Ele não me aguentava mais telefonando no gabinete”. O parlamentar foi procurado pelas mães das crianças do Parque São Paulo, Altos de Pinheiros e Residencial Alamedas que frequentam a escola do Jardim América. “Elas me contaram das grandes distâncias que tinham que percorrer a pé, de bicicleta, ou o sacrifício para pagar as vans. Muitas crianças tinham que ir sozinhas até a escola, não estava certo.”

Em fevereiro, após reuniões com as mães e a Diretoria Regional de Ensino, Toninho do Mel encaminhou uma indicação à Prefeitura solicitando que fosse providenciada com urgência a inclusão de uma linha de transporte entre os bairros e a escola. “Ficamos felizes quando o meu gabinete recebeu a notícia de que a Secretaria de Educação tinha firmado um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para dar o ônibus para as crianças”, diz. “Há dois meses, o ônibus escolar transporta cerca de 40 crianças no trajeto diariamente”, confirma Maurício Barbosa, supervisor da empresa Paraty, que disponibilizou o ônibus para o serviço.

As mães estão satisfeitas. No caso de quem mora perto da Rua Galileu Galilei, é só deixar as crianças no ponto às 6h40 e retornar às 15h40 para levá-las para casa, faça chuva ou faça sol. “O transporte escolar é um direito de todo estudante. Fico feliz por ter contribuído para que essas crianças tivessem seu direito respeitado. Agradeço muito a colaboração da Prefeitura”, conclui Toninho do Mel.

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply