Home / Notícias / Araraquara deve ganhar Dia Municipal de Conscientização do Parkinson

Araraquara deve ganhar Dia Municipal de Conscientização do Parkinson

A iniciativa é do vereador Paulo Landim

 

Na tarde de quinta-feira (11), o vereador Paulo Landim (PT) participou de campanha de conscientização da doença de Parkinson. Realizada no Parque Infantil pela Associação Parkinson Araraquara (Aspark), em parceria com a Universidade de Araraquara (Uniara), o evento teve como objetivo informar a população sobre os males e os tratamentos da doença.

De acordo com o presidente da Aspark e também portador da doença, Paulo Simões, ter Parkinson é conviver com os limites do corpo. “Há 15 anos, acordo todos os dias e tenho um novo desafio pela frente. Nado, ando de bicicleta, canto. O importante é se exercitar, não pode parar”, contou.

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa sem cura e os tratamentos são diversos. De acordo com a estudante de medicina Priscila Melo, muitas pessoas não têm a conscientização de que existem tratamentos alternativos, além dos farmacológicos. “Apesar de ser incurável, é possível assegurar uma melhor qualidade de vida aos pacientes, a partir de exercícios físicos e de terapias alternativas como ecoterapia, musicoterapia, hidroterapia, mioterapia, dentre outras”, explicou.

Para o parlamentar, as pessoas falam pouco da doença, o que reforça o preconceito. “O trabalho realizado pela Aspark e pela Uniara é muito bonito, pois conscientiza a população. Precisamos falar sobre os tratamentos, uma vez que há uma parcela grande de pessoas morrendo por depressão”, justificou.

Landim ainda reiterou que vai trabalhar para dar visibilidade à causa. “Em breve, vou apresentar projeto para criar o Dia Municipal de Conscientização do Parkinson. Assim, além de gerarmos uma reflexão, mobilizamos a Prefeitura e, consequentemente, os agentes de saúde, de modo a melhorar a vida das pessoas acometidas com a enfermidade”, finalizou.

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply