Home / Memorial da Câmara Municipal / Biografias / Biografia da ex-vereadora e 28ª presidente Edna Martins – 1ª mulher presidente do Legislativo araraquarense

Biografia da ex-vereadora e 28ª presidente Edna Martins – 1ª mulher presidente do Legislativo araraquarense

Biografia

Edna Martins nasceu em 28 de janeiro de 1969, na cidade de Nhandeara/SP, filha de José Martins e Antonia Rivera Martins.
Veio para Araraquara, ainda recém-nascida, com sua família, indo morar no bairro da Vila Velosa.
Desde jovem era atuante em sua comunidade, colaborando na pastoral da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Trabalhou como operária na Fábrica de Meias Lupo.
Mãe de dois filhos, Pedro e Ariadne.
Formada em Ciências Sociais e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Especialização em Gestão Pública pela UFSJ.
Cientista social e empresária.

 

1ª mulher presidente da Câmara Municipal

 

Vida política

Iniciou a vida política sendo eleita pela 1ª vez vereadora para a 13ª Legislatura de 2001 a 2004.

Vereadores da 13ª Legislatura

Voltou novamente a concorrer nas eleições do ano de 2004, sendo a vereadora mais votada da cidade para a 14ª Legislatura de 2005 a 2008. Nesse período, foi eleita para o cargo de vice-presidente da Mesa Diretora para o biênio 2007/2008.

 

Em  maio de 2007, em virtude de novas eleições para Mesa Diretora, foi escolhida para ocupar o cargo de presidente do Legislativo araraquarense, tornando-se a primeira mulher na história do município de Araraquara a assumir tal cargo.

Reconhecida por sua capacidade de articulação, é elegida vereadora para a 16ª Legislatura de 2013 a 2016.

Exerceu nesse mandato o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal no período de janeiro de 2015 a março de 2016.

Na Câmara Municipal, exerceu a liderança dos partidos que representou.

Participou ativamente das seguintes comissões permanentes: Obras, Serviços, Bens Públicos e Desenvolvimento Econômico; Justiça, Legislação e Redação; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental; e Tributação, Finanças e Orçamento, presidindo algumas delas.

Audiência da Lei Maria da Penha

Foi designada como um dos representantes do legislativo araraquarense na Conferência Estadual das Cidades. Durante seus mandatos, atuou em vários conselhos, como o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araraquara; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal; dentre outros.

Nesses períodos, também atuou em várias comissões de estudo,  entre elas atuou como presidente e relatora da comissão sobre a “Lei Maria da Penha” na Câmara Municipal, com ênfase na aplicabilidade da lei e a formalização de um Protocolo de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência; também foi membro da comissão de “Parto Humanizado” com o objetivo de garantir às parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Presidiu a comissão que criou a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara e também presidiu a comissão  “Araraquara Cidade Futuro”, dentre muitas outras. Foi a primeira diretora-presidente da Escola do Legislativo no período de 2013 a 2016.

É de sua iniciativa a Lei Municipal nº 8.673, de 10 de março de 2016, que criou no município de Araraquara a “Parada Segura” para mulheres em horário noturno no itinerário dos ônibus de transporte coletivo urbano.

Encerrou seu mandato nesta Casa de Leis em junho de 2016.

 

Outras atividades

Em 1994, fundou o “Cedro Mulher”, que foi pioneiro em Araraquara e região no acolhimento, assessoria jurídica, tratamento psicológico e encaminhamento para as mulheres vítimas de violência.

Atuou como diretora acadêmica da Faculdade Savonitti de Direito, em 2009.

Foi presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.

No ano de 2014, presidiu o Parlamento Regional.

Exerceu a Direção Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) do Governo do Estado de São Paulo, entre 2016 e 2018.

Professora da Ideal – Educação, Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Homenagens de sua autoria

Foi autora das leis que incluíram no Calendário Oficial do Município de Araraquara a Semana Rodolfo Telarolli “Araraquara em debate”; a Semana Municipal de Prevenção da Saúde Masculina; dentre outras.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo

 

Fontes:

  • Ficha cadastral Siscam
  • Fotos 1, 2, 3, 4 e 5  (arquivo próprio)

 

Compartilhe

Leave a Reply