Home / Memorial da Câmara Municipal / Biografias / Biografia do prefeito eleito pelo povo para a 11ª Legislatura, Roberto Massafera

Biografia do prefeito eleito pelo povo para a 11ª Legislatura, Roberto Massafera

 

Biografia

Roberto Massafera nasceu em 28 de agosto de 1944, na cidade de Araraquara/SP.

Sessão de posse

Filho de Gerson Massafera e Amália Acetozi Massafera, cresceu ao lado dos irmãos Luiz Antonio e Carlos Eduardo.

Durante sua infância, residiu alguns anos com a família na cidade de Marília/SP, onde seu pai teve um comércio, mas retornaram e fixaram novamente residência no município.

Fez o curso primário no Grupo Escolar “Pedro José Neto, dando continuidade tanto o ginasial como o colegial no antigo Instituto de Educação Bento de Abreu (Ieba).

Massafera ingressou no curso de Engenharia Civil na Universidade de São Paulo (USP) – campus de São Carlos. Durante seus estudos, despertou seu interesse pela política e passou a participar do movimento estudantil na faculdade.

Fez pós-graduação em Planejamento Urbano também pela USP e, em busca de mais especialização, cursou Políticas Públicas e Gerências de Cidades pela Unesp – Campus de Araraquara e MBA em Gerenciamento de Empreendimentos na Poli-USP de São Paulo.

Promulgou o projeto de lei que doou área para a Cervejaria Kaiser, em 15 de julho de 1994

Iniciou sua carreira profissional na área da Engenharia, tendo trabalhado em projetos estruturais e na construção civil, dirigindo importantes empresas do ramo, além de atuar no setor sucroalcooleiro.

Homem dinâmico, participou ainda de diversos projetos do setor de mineração e agropecuária.

Casou no ano de 1975 com Cristina Hegg e tem as filhas Heloisa e Beatriz.

É conceituado empresário no ramo da construção civil e agricultura.

 

Vida política no Executivo

Iniciou sua vida política nas eleições de 1992, concorrendo e sagrando-se vencedor para exercer o cargo de prefeito municipal de Araraquara para a 8ª Legislatura (1993 a 1996).

Escritura de doação da União dos Ferroviários da Araraquarense (UFA)

Com um novo modo de governar, impôs sua dinâmica à Prefeitura e, com a promulgação da Lei Orgânica do Município, estruturou o Executivo com secretarias e os frutos de sua gestão começaram a ser colhidos com a instalação de indústrias, supermercados, entre outros.

Criou distritos industriais, instalou um complexo esportivo com a criação de escolinhas de esportes, criou o Terminal de Integração de passageiros, Caics etc. Também firmou convênio com o Fiesp/Ciesp visando a cooperação mútua para implantar e administrar um Núcleo de Desenvolvimento Empresarial – Projeto Incubadora.

Duplicou a Rodovia Manoel de Abreu entre Araraquara e Américo Brasiliense.

Propiciou a vinda de outras empresas como a Sachs, entre outras.

 

Vida política na Assembleia Estadual 

Roberto Massafera, então deputado estadual, participando da inauguração do Tribunal de Contas do Estado – unidade de Araraquara

Foi deputado estadual por três mandatos: 2007 a 2010, 2011 a 2014, e 2015 a 2019.

Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Foi presidente da CPI da Fosfoetanolamina, entre outras atividades.

 

Outras atividades

Foi secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia em Araraquara em 1987 e 1988.

 

 

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo

 

Fonte:

 

Compartilhe

Leave a Reply