Home / Memorial da Câmara Municipal / Biografias / Biografia do 32º presidente, vereador Jéferson Yashuda

Biografia do 32º presidente, vereador Jéferson Yashuda

 

Biografia

Posse do Vereador Jéferson quando reeleito para a 17ª Legislatura de 2017/2020.

Jéferson Luis Yashuda nasceu em 29 de outubro de 1970, na cidade de Araraquara/SP, filho de Yukiyo Yashuda, de descendência japonesa, e de Leonilda Apparecida Garcia Yashuda.

O seu pai, caçula de uma família de sete filhos, veio residir em Araraquara, para cursar farmácia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas – Unesp. Após concluir o curso, aqui fixou residência e exerceu a docência em Farmacologia na Unesp por 30 anos. Sua mãe, graduada em Letras pela Unesp, lecionou no Colégio São Bento e alguns anos depois preferiu dedicar-se somente à família.

A família morava no bairro Santana, onde cresceram o menino Jéferson e seu irmão Evandro.

Foi ali no bairro que realizou seus estudos primários, na Escola Estadual “Narciso da Silva Cesar” e depois fez os estudos secundários no colégio Objetivo.

Jovem, iniciou o interesse pela política depois de ver uma carreata de campanha às eleições de um candidato da época.

Graduado em Farmácia-Bioquímica na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp – Campus Araraquara.

 

Iniciou suas atividades profissionais no ramo farmacêutico e, no ano de 1996, inaugurou uma farmácia no bairro que sempre residiu, o Santana.

Casou em 8 de outubro de 1999 com Maria José de Moraes Freitas, natural de Franca/SP. Dessa união, nasceram os filhos Vinicius, Júlia e Luísa.

Apaixonado por esportes desde menino, em especial o futebol.

É empresário no ramo farmacêutico.

 

Vida política

Vereador Jéferson durante seu mandato como presidente em dia de sessão ordinária.

Iniciou a vida política eleito vereador para a 16ª Legislatura de 2013 a 2016.

Durante esse mandato, exerceu a função de 2º secretário e, na sequência, a de vice-presidente da Mesa Diretora.

Em 2014, teve a oportunidade de exercer o cargo de presidente da Câmara Municipal, durante o afastamento do titular.

Foi eleito para exercer, no seu segundo mandato, o cargo de presidente da Mesa Diretora, no biênio 2017/2018.

No exercício de sua vereança, participou, ora como membro, ora como presidente, das seguintes comissões permanentes: Justiça, Legislação e Redação; Saúde, Educação e Desenvolvimento Social; e Tributação, Finanças e Orçamento.

Participou de Comissões Especiais de Estudos (CEEs) visando à criação de uma Escola Legislativa na Casa de Leis; da CEE denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres; da CEE para efetuar levantamento da legislação atual que trata das medidas de segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco; e da CEE “Araraquara Cidade Futuro”.

Nesses mandatos, participou da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar os consistentes indícios de ausência e/ou falha de manutenção nos reservatórios do Daae. Atuou no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal.

Foi líder do Governo Municipal nesta Casa de Leis.

Na Câmara Municipal, foi vice-líder e líder do partido ao qual pertence.

Participa atualmente da Comissão Especial de Estudos denominada Proposta de Utilização da Orla Ferroviária “Parque dos Trilhos”.

Também é membro da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social.

 

Outras atividades

Foi presidente da Comissão de Ética do Conselho Regional de Farmácia (CRF) – Araraquara.

Foi diretor e presidente da Associação das Drogarias e Farmácias de Araraquara e Região.

Foi diretor do Asilo de Mendicidade de Araraquara.

Foi diretor da Acia.

Foi secretário da Associação Farmacêutica de Araraquara (Afar).

Foi diretor da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araraquara, entre outras atividades.

Atualmente, participa voluntariamente na Comunidade do Bairro do Santana, Comunidade do Bairro dos Machados, Apae, Hospital Psiquiátrico Cairbar Schutel, Asilo São Francisco e Nipo.

 

Homenagens

Durante o mandato como presidente do Legislativo araraquarense, recebeu em nome da Câmara Municipal de Araraquara o Prêmio Mérito Legislativo Brasil 2018, dentro do Encontro Brasileiro de Câmaras Municipais, promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam), com apoio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que identificou as mais destacadas Câmaras Municipais e seus vereadores, em todo o território nacional.

 

Homenagens de sua autoria

Foi autor das leis que incluíram no Calendário Oficial do Município: a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima (Festa dos Machados); o Setembro Amarelo; o Dezembro Vermelho; a Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental; entre outras.

 

Leis de sua autoria

Foi autor da lei que dispôs a obrigatoriedade da presença de bombeiros profissionais civis nos estabelecimentos, edificações, empresas e em eventos de grande concentração pública no município. É autor da lei que dispôs sobre a meia entrada aos professores da rede de ensino público e particular do município, entre outras.

Outras indicações suas e que foram aceitas pelo Executivo foram a alteração na lei complementar que ampliou os benefícios do IPTU Verde, promovendo o incentivo a soluções ambientais nos imóveis do município e consequente concessão de isenção parcial do imposto; e ainda a lei municipal anticorrupção que regulamentou no município de acordo com a Lei Federal nº 12.846/2013, a responsabilização objetiva de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a Administração Pública, visando às melhores práticas de controle e promovendo a transparência.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo

 

Fontes:

  • Ficha Cadastral Siscam
  • Fotos 1, 2, 3 e 4 – arquivo próprio
  • Algumas informações pessoais do próprio biografado

 

Compartilhe

Leave a Reply