Home / Cidade / Comemorando balanço positivo de 2018, Escola do Legislativo se prepara para transição

Comemorando balanço positivo de 2018, Escola do Legislativo se prepara para transição

A Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara inicia um novo ciclo sob a presidência da vereadora Thainara Faria (PT), após dois anos em que Rafael de Angeli (PSDB) esteve à frente dos trabalhos. “Creio que a missão da Escola, que é promover a qualificação de agentes políticos, qualificação dos servidores, bem como aproximar o Legislativo da população, foi o foco principal da nossa gestão. Fico feliz com tudo o que plantamos e colhemos nestes dois anos, principalmente com a juventude nos projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara”, resume Angeli, satisfeito com o balanço positivo de sua direção. “Depois de um 2017 proveitoso, o ano de 2018 também foi imensamente produtivo”, avalia Angeli.

A assistente técnica Bruna Brasil explica que a Escola atuou com grande enfoque na qualificação do corpo de servidores da Câmara Municipal. “Ao todo, foram 36 cursos e treinamentos oferecidos internamente nas mais diversas áreas. Podemos destacar os cursos avançados de Word e Excel, com 30 horas de formação cada, dos quais participaram servidores de diversos setores da Casa”, acrescenta. “Além disso, com o objetivo de tornar os processos mais ágeis e transparentes, os servidores de Compras e Materiais e da Comissão de Licitações também foram capacitados, participando de nove treinamentos.”

Outros setores que se beneficiaram de cursos de capacitação foram Diretoria de Comunicação Social, Controle Interno, Diretoria de Suporte Administrativo, Gestão da

Informação, Patrimônio e Serviços, Controle de Frotas, Gestão de Recursos Humanos, Diretoria de Finanças, Procuradoria e Diretoria Legislativa. Como acontece todos os anos, também em 2018, a EL auxiliou no treinamento de novos membros e na reciclagem da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Brigada de Incêndio.

 

Portas abertas

Bruna explica que, “apesar desse olhar para dentro da instituição, a EL não deixou de lado seu outro eixo de atuação, que é oferecer educação política e cidadã para a sociedade”. Com esse intuito, a Escola realizou um dos seus projetos mais importantes, o Parlamento Jovem. “Na edição de 2018, levamos educação política para 36 escolas do município, atendendo, na primeira etapa, cerca de 1.500 jovens do 9º ano do ensino fundamental. Em junho, foi realizada a Sessão Oficial no Plenário, da qual participaram 36 jovens que tiveram seus projetos selecionados para a etapa final.”

A Escola também é responsável por conduzir o projeto Visite a Câmara, por meio do qual diversos grupos sociais podem conhecer as dependências do prédio sede do Legislativo municipal. A equipe da EL guia a visita, explicando a história, a função do Poder Legislativo e a importância da participação popular na política local. Em 2018, foram realizadas três visitas: duas com alunos de escolas estaduais da cidade e outra com mulheres participantes do projeto Promotoras Legais Populares, uma parceria entre a Prefeitura e a Defensoria Pública.

Leis municipais também motivaram a promoção de eventos voltados à comunidade, como a II Semana do Jovem Empreendedor (instituída por uma lei do vereador Rafael de Angeli) e a 1º Semana Transformação – Semana de Sensibilização em Relação às Perdas Gestacionais e Neonatais (lei do vereador Delegado Elton Negrini – PSDB). “Tivemos, ainda, a Semana Rodolpho Telarolli, cujo objetivo é discutir temas relacionados ao desenvolvimento de Araraquara. E o ciclo de debates ‘30 anos da Constituição Cidadã: Avanços e Retrocessos’, realizado pelo Grupo de Estudos Jurídicos Sobral Pinto e parceiros, também contou com o apoio da EL. Esses foram apenas alguns dos diversos eventos promovidos, sempre com o objetivo de levar informação ao cidadão araraquarense de modo que este, em posse do conhecimento, possa exercer plenamente seus direitos”, acrescenta Bruna.

“Os resultados foram excelentes, e deixo a presidência com a certeza do dever cumprido”, declara Angeli, ao passar o bastão para a colega Thainara, que não esconde o entusiasmo: “Sinto grande responsabilidade com essa transição. Sabemos que a nossa Escola do Legislativo é modelo para as Câmaras do interior e tem um trabalho fundamental com a sociedade. Terei muito a realizar, mas com a dedicação e o trabalho brilhantes da equipe da Escola, composta por Bruna Brasil e Ana Paula Escamilha, me auxiliando, sei que teremos excelentes resultados”.

 

Confira as fotos em https://photos.app.goo.gl/MWMbRrPmzcRotcFC7

Compartilhe

Leave a Reply