Home / Notícias / Comunidade LGBT negra é tema de discussão no gabinete de Thainara Faria

Comunidade LGBT negra é tema de discussão no gabinete de Thainara Faria

Buscando dar visibilidade às pautas que abrangem a comunidade LGBT e negra, a vereadora Thainara Faria (PT) se reuniu, na tarde da quarta-feira (10), com a assessora de Políticas Públicas para Pessoas LGBT, Filipa Brunelli, a coordenadora do Coletivo 1 LGBT, Erik Matheus Silva dos Santos, e o secretário do Conselho Municipal LGBT, Michel Rosa Mineiro.

Na ocasião, Erik expôs a necessidade de que o negro obtenha cada vez mais representatividade no meio público e político e, por isso, demonstrou interesse em contribuir com o projeto “12 Meses de Consciência Negra” da parlamentar.

Durante a reunião, foi discutida a necessidade de que essa representatividade seja abordada inclusive com crianças e adolescentes, não só com jovens do meio universitário, como acaba sendo feito.

Dentro da pauta, a coordenadora demonstrou a importância de abordar o grupo LGBT negro, que sofre ainda mais com o preconceito. “A comunidade LGBT, em especial a negra, sofre preconceito de todos os lados. Essas pessoas lidam diariamente com a homofobia e com o racismo, portanto é preciso mostrar a elas que têm espaço, sim, na sociedade como um todo, bem como na política.”

Trazendo a temática para o Legislativo, Thainara destacou que, como atual presidenta da Escola do Legislativo (EL), trará discussões para a Casa de Leis que busquem conscientizar os demais parlamentares e a população em geral sobre a importância de as minorias ocuparem os espaços. Entre os eventos programados pela parlamentar, está um Roda de Conversa sobre o Negro na Política e um Visite a Câmara destinado a um grupo de LGBTs.

Além disso, em conjunto com a Assessoria de Políticas para Pessoas LGBT, será organizado o 1° Seminário Estadual de LGBTs Negros, a ser realizado em novembro. O evento irá convidar Prefeituras e assessorias de todo o estado a participarem de palestras na Câmara, no Centro de Referência LGBT e no Teatro Wallace, e marcará o fechamento do mês da cidadania LGBT. Os detalhes ainda serão discutidos.

“É de suma importância, para nós, termos com quem contar dentro do Poder Legislativo. Pois quanto mais nos unirmos, mais ações conseguiremos realizar em prol do fim do preconceito”, ressaltou Filipa.

“A presença de Erik aqui, bem como a união da Assessoria e do secretário do Conselho Municipal LGBT para a realização de pautas, só vem a agregar no que já buscamos realizar enquanto Legislativo. Quanto mais apoio tivermos, mais representatividade poderemos dar às minorias negligenciadas pela nossa sociedade”, salientou Thainara.

 

Calendário da EL

Abril: Curso de Previdência Social

Maio:  Semana Africana

Jornada Legislativa

Roda de Conversa sobre o negro na política

Junho: Parceria com Defensoria Pública

Julho: Visite a Câmara com Grupo de LGBT

Agosto: Semana Rodolpho Telarolli

Semana Luiz Gama

Setembro: Semana da Administração Pública

Outubro: Visite a Câmara

Parlamento Jovem

Novembro: Mês da Consciência Negra

Dezembro: Palestras sobre o “Um ano de Porte de Armas” e “Abordagem Policial”.

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply