Home / Farmacêutico Jeferson Yashuda / Dia Municipal chama atenção para preservação da água

Dia Municipal chama atenção para preservação da água

Lei sancionada foi proposta pelo vereador Jéferson Yashuda

 

Em solenidade realizada na sala de reuniões da Prefeitura, foi sancionada pelo prefeito Edinho Silva (PT) a lei de autoria do vereador Jéferson Yashuda (PSDB) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal da Água”, a ser lembrado anualmente no dia 22 de março.

Nessa data comemorativa, deverão ser ministradas nas escolas municipais matérias pedagógicas em todos os níveis de ensino, a fim de promover a educação de crianças, jovens e adultos, além da conscientização da comunidade para a importância do gerenciamento dos recursos hídricos.

Para Yashuda, a data serve como estímulo de conscientização da importância da preservação da água, um produto finito e imprescindível para a vida no planeta. “Em visita ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, o Daee, aqui em Araraquara, tive contato com os vários tipos de solos e aprendi muito sobre o Aquífero Guarani”, disse, ressaltando que a intenção é alertar o público a assumir uma posição de responsabilidade socioambiental e de preservação da água.

O parlamentar lembra que Araraquara está situada em uma região de recarga de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Aquífero Guarani, fato que exige atenção redobrada com o solo, a fim de evitar diversos tipos de contaminação que podem afetar a água armazenada no aquífero.

Atualmente, entre 65% e 70% do abastecimento público de água em Araraquara é captado do Aquífero Guarani. “Ao apresentar a propositura, acreditamos que a conscientização e a educação são as principais ferramentas para estimular a adoção de práticas sustentáveis e medidas de proteção dos recursos hídricos, dando oportunidade de vida às gerações futuras”, afirmou Yashuda.

“É um tema central no século XXI. A água será tão importante quanto o petróleo é como fonte energética. Araraquara tem privilégio de estar sobre o Aquífero Guarani. É extremamente importante refletirmos e termos consciência sobre o uso responsável da água”, analisou o prefeito.

 

Assessoria de gabinete do vereador Jéferson Yashuda (PSDB)

Compartilhe

Leave a Reply