Home / Cidade / Estudantes conhecem estrutura e papel da Câmara Municipal

Estudantes conhecem estrutura e papel da Câmara Municipal

Conhecimento e cidadania. Esses são os objetivos do projeto “Visite a Câmara”, promovido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara. Na estreia da edição 2019, realizada na segunda-feira (29), 32 estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual “Prof. Antônio dos Santos” e 29 do 8º ano da Escola Estadual “Dorival Alves” participaram do evento, recebendo informações sobre o Legislativo e conhecendo a estrutura física da Casa de Leis.

Após a exibição de vídeos institucionais sobre a Câmara Municipal, a presidenta da EL, a vereadora Thainara Faria (PT), fez uma apresentação sobre as diferenças entre os poderes Legislativo e Executivo, a estrutura e funcionamento da Casa, o papel do vereador e formas de participação popular; no final da exposição, a parlamentar realizou um quiz com os alunos, a fim de averiguar o aprendizado dos conteúdos expostos.

“A experiência foi realmente positiva. Eles receberam muitas informações, participaram e aprenderam tudo, como pudemos notar durante o quiz. Eles estão prontos para exercer a cidadania”, afirmou Thainara.

Na sequência, foi a vez de os jovens conhecerem todas as instalações do prédio sede da Câmara, incluindo o gabinete da Presidência. “Esse contato entre Poder Público e estudantes é fundamental. Eles puderam entender nossa missão e tirar dúvidas. Por isso, esse projeto da Escola do Legislativo é tão relevante”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Tenente Santana (MDB).

Segundo os estudantes, a experiência foi muito válida. “Achei legal essa interação, para conhecermos melhor o papel do vereador e da Câmara. Nós aprendemos bastante”, frisou Jenyfer Aparecida Silva. O aluno Gabriel dos Santos também aproveitou o projeto e destacou que “foi muito bom receber esse conhecimento sobre um tema tão recorrente e discutido atualmente”.

A professora de Filosofia e Sociologia Solange dos Santos, que acompanhou o grupo da EE “Prof. Antônio dos Santos”, aprovou a iniciativa da EL. “Foi uma visita muito dinâmica, repleta de informações e é extremamente importante que eles tenham consciência do papel deles enquanto cidadãos e de que eles podem participar das decisões do Legislativo.” Já Soraia Oliveira, professora de História do EE “Dorival Alves”, contou que incluiu a visita na sua programação anual. “É o quarto ano que trago meus estudantes. Eles têm curiosidade, fazem muitas perguntas em sala de aula, e nada como vir até aqui, pessoalmente, para entender como funciona o Legislativo”, disse.

Também participaram do evento os vereadores Elias Chediek (MDB), Gerson da Farmácia (MDB), José Carlos Porsani (PSDB), Rafael de Angeli (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas).

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply