Home / Notícias / Futebol americano busca espaço em Araraquara e pede apoio de Thainara Faria

Futebol americano busca espaço em Araraquara e pede apoio de Thainara Faria

Vereadora foi procurada por praticantes de uma versão ‘flag’ do esporte, que buscam espaço para treinamentos e competições

 

Integrantes da equipe Goats Flag Football, de Araraquara, procuraram a vereadora Thainara Faria (PT) para apresentar uma reivindicação: um espaço regular para os treinamentos de suas equipes e competições. Eles praticam uma das versões do futebol americano, conhecida como “flag”, que tem menor impacto físico. Há proposta de desenvolver o futebol americano enquanto conteúdo na Educação Física escolar no primeiro ano do ensino médio do currículo escolar do Estado de São Paulo.

Além de um local para o esporte, os atletas apresentaram para a parlamentar uma proposta de divulgar o esporte nas escolas da cidade. A proposta passou pela Plenária da Juventude, do Orçamento Participativo (OP) do ano passado, porém, não foi vencedora. Ainda assim, foi uma oportunidade de apresentar as reivindicações destes esportistas, que se sentem “jogados de um lado para outro”, enfrentando até conflitos com praticantes de outros esportes pelos mesmos espaços.

 

Proposta precisa prosperar

Somente na região, 12 cidades praticam o esporte, dentre elas São Carlos, Jaú, Bauru e Ribeirão Preto, que além de disputar o circuito nacional, também foi convidada para participar de um campeonato em Dallas, nos Estados Unidos.

Thainara, que já havia sido procurada por jogadores de beisebol, com reivindicação semelhante, se pôs à disposição de articular com a Prefeitura um espaço para que eles possam treinar regularmente. Uma possibilidade é pedir para que o Executivo acelere o processo de retomada de um campo de futebol, próximo ao córrego do Marivan, que está totalmente abandonado pelo grupo que tinha permissão para utilizar o local. Há grandes árvores caídas no campo, o mato tomou conta do gramado e o alambrado está danificado. Ainda assim, os atletas demonstraram empolgação com a possibilidade.

“Vamos construir juntos esta proposta e argumentar com a Prefeitura para que ela possa prosperar. A proposta dos atletas é muito interessante. Ela é muito semelhante à dos atletas do beisebol. O poder público tem que fomentar a prática esportiva de diversas formas”, concluiu a vereadora.

Compartilhe

Leave a Reply