Home / Notícias / Melhor Idade da ginástica pede a Rafael de Angeli espaço próprio

Melhor Idade da ginástica pede a Rafael de Angeli espaço próprio

Na quinta-feira (14), o vereador Rafael de Angeli (PSDB) retornou ao Ginásio “Gilberto Maestrello”, localizado nas dependências do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), local de treinamento da ginástica artística de Araraquara. Há exatamente uma semana, o parlamentar esteve nas instalações com o intuito de levantar as demandas em relação à estrutura do prédio. Na ocasião, foi relatada a necessidade de manutenção na iluminação, em equipamentos, falta de ventilação adequada, entre outras.

Desta vez, Angeli se deslocou até o ginásio para acompanhar uma atividade com a terceira idade, promovida pelo Grupo de Ginástica do Fundo Social da Terceira Idade e que acontece duas vezes por semana. Ao todo, cerca de 130 idosos, entre 50 e 90 anos, frequentam as aulas, que têm o objetivo de melhorar o bem-estar dos participantes.

Aproveitando a presença do vereador, a representante do grupo e conselheira do Fundo Social, Eva Couto, destacou que antigamente as atividades eram realizadas no Clube Estrela, mas, devido à venda do prédio, os idosos tiveram que se readequar em outros espaços. “A venda do Estrela nos deixou tristes. Porém, estamos aguardando a execução de medidas que a Prefeitura nos prometeu em relação à substituição do antigo espaço”, pontuou.

Segundo a representante, durante uma plenária do Orçamento Participativo (OP) de 2018 ficaram decididos investimentos em melhorias de espaços utilizados para atividades físicas e esportivas para comportar os exercícios dos idosos. Dentre as reformas e medidas programadas para serem executadas em 2019, estão o aquecimento das piscinas do estádio da Ferroviária, a cobertura da quadra localizada na Praça Scalamandré Sobrinho e a adequação de um dos pavilhões do Cear para a realização de aulas, danças e bailes.

“A atual sala de tênis de mesa, que fica no subsolo do Gigantão, é abafada, e o acesso é um pouco complicado. Gostaríamos de ter um espaço só nosso, pois aqui [no Ginásio] deveria ser um lugar dedicado ao ensinamento esportivo das crianças”, afirmou Eva Couto.

Rafael de Angeli frisou que irá questionar o Executivo sobre as mudanças propostas. “Nossos idosos carecem de espaços e políticas públicas para ajudá-los a se sentirem, cada vez mais, partes da sociedade, pois infelizmente ainda existe bastante preconceito com a terceira idade. Vamos tentar buscar este apoio da Prefeitura e de suas secretarias, além de cobrar e acompanhar estas conquistas no Orçamento Participativo”, disse o parlamentar.

 

Benefícios

Neusa Cruz, conselheira do Fundo Social, frequentadora do ginásio há quatro anos, contou que as atividades ajudaram a melhorar sua qualidade de vida. “Passei por momentos difíceis com o falecimento do meu filho. Já estava desanimada com a vida, mas encontrei na ginástica um novo ânimo. Esse tipo de atividade modifica as pessoas”, elogiou.

O professor e coordenador da ginástica, Henrique Sanioto, e a professora Silene Serio também participaram do encontro.

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply