Home / Memorial da Câmara Municipal / Curiosidades Históricas / Memória: Vereadoras de Araraquara

Memória: Vereadoras de Araraquara

O Memorial da Câmara Municipal de Araraquara, nesse ano em que o Poder Legislativo completará 186 anos de existência e no mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, relembra e valoriza o trabalho das dez vereadoras que fizeram e fazem parte do Legislativo araraquarense:

 

Em cima, à esquerda: Deodata Amaral (in memoriam), Gabriela Palombo, Edna Martins, Olinda Montanari (in memoriam) e Márcia Lia.
Embaixo, à esquerda: Juliana Damus, Helenita Turci, Geani Trevisoli, Vera Botta e Thainara Faria.

 

Destacamos nesse banner, a senhora Olinda Montanari (in memoriam), que exerceu seu mandato como suplente de vereadora convocada na 3ª Legislatura (1956-1960), sendo a 1ª mulher a tomar posse na Câmara Municipal de Araraquara, em 8 de setembro de 1956, há quase 63 anos, após a redemocratização do país.

Vale ainda lembrar que houve a convocação da suplente de vereadora Rosa Furlan Alves, conforme consta em Ata Ordinária de 9 de outubro de 1937, porém renunciou à vaga por motivos particulares.

Nota: A mulher somente conquistou o direito ao voto no ano de 1932, através do Decreto nº 21.076, do Código Eleitoral Provisório, que regulamentou em nosso país a participação feminina na política.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo

Fontes:

  • Fichas cadastrais – Siscam
  • Fotos – arquivo próprio

 

Compartilhe

Leave a Reply