Home / Notícias / Projeto denomina unidade de saúde do Victório de Santi

Projeto denomina unidade de saúde do Victório de Santi

Proposta da vereadora Thainara Faria homenageia Nair Damásio Claudino

Empregada doméstica com importante e fundamental papel para a categoria, tendo atuado no Serviço Especial de Saúde de Araraquara, Nair Damásio Claudino, falecida em 2015, foi homenageada durante a 99ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal. Através de projeto aprovado da vereadora Thainara Faria (PT), a Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro Victório De Santi passa a ter o nome da filha de João Damásio dos Santos e Anna de Jesus.

Como confirma o filho Claudio Claudino, presente na Sessão acompanhado dos filhos Guilherme e Camila e da sobrinha Sílvia, Nair sempre se destacou por suas atitudes de liderança e independência. “A arma dela era a palavra, era uma líder”, afirma. Ela resolveu frequentar os bancos escolares onde a maioria dos alunos era homem, contrariando a vontade de seu pai que, ao comum da época, dizia não ser escola lugar para mulheres. Após alfabetizada, tornou-se, para a família, uma liderança na resolução de problemas, auxílio na superação dos obstáculos da época e incentivo de seus pares à alfabetização e ao aprendizado.

“São atitudes como as dela que fazem com que as pessoas sejam reconhecidas. Fico lisonjeado com a indicação da vereadora Thainara Faria”, enfatiza Claudino.

A parlamentar entende que o trabalho de Nair na Saúde propiciou benefícios incontáveis para essa parcela tão necessitada da população. “Nair Damásio Claudiono é mulher, negra, uma líder a frente do seu tempo! Um nome a ser lembrado e exemplo a ser seguido!”

Fase final de obras

Escolhida pela população durante o Orçamento Participativo (OP) de 2018, a UBS do Victório de Santi tornou-se realidade após emenda parlamentar no valor de R$ 569 mil conquistada por Thainara junto ao deputado federal Carlos Zarattini (PT). Com o dinheiro enviado para a cidade, além desta unidade, outros 27 postos já receberam melhorias.

A vereadora esteve no espaço em janeiro para conferir o andamento das obras. Localizado na Rua Francisco de Paula Lombardi, nº 214, o prédio, com 214 m² de área edificada, já está em fase final de construção e deverá ser entregue em breve.

Quem foi Nair

Nascida em Araraquara em 10 de janeiro de 1923, a homenageada coordenou, na década de 1970, um movimento na Casa Paroquial de São Benedito, na Vila Xavier, que consistia em aulas aos domingos e feriados voltadas à alfabetização das empregadas domésticas, e ao ensino de corte e costura, crochê, bordados e artesanatos. Foi desenvolvida uma campanha de confecção e vendas de panos de copa, colchas de retalhos e artesanatos diversos cuja renda foi integralmente destinada à ampliação de uma ala no hospital Beneficência Portuguesa de Araraquara.