Home / Farmacêutico Jeferson Yashuda / Sipat 2019 tem início com palestra sobre saúde mental

Sipat 2019 tem início com palestra sobre saúde mental

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2019 (Sipat) da Câmara Municipal de Araraquara teve início na segunda-feira (13) com a palestra “Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, ministrada pela psicóloga e analista de Gestão de Pessoas da Casa de Leis, Tatiane Mitleton Borges Ramos.

A psicóloga mostrou estatísticas e estudos divulgados no meio científico que mostram como os casos de adoecimentos psíquicos vêm aumentando nos últimos anos, chegando a ser a terceira causa de afastamentos do trabalho em geral. Fatores como depressão, estresse, ansiedade e dependência química exercem grande influência sobre o aumento do número de auxílio-doença e aposentadoria precoce por invalidez, e a administração pública aparece em primeiro lugar como ambiente de risco para o surgimento de transtornos mentas e comportamentais. “A ansiedade e a depressão têm causas multifatoriais, que envolvem genética, personalidade e fatores externos, como doenças em família, entre outros, então não podemos considerar que o trabalho, em si, seja a causa dos problemas, mas podemos afirmar, com certeza, que ele contribui como causa e para piorar o problema”, ressalta Tatiane.

Ela ilustrou a relação de causa e efeito no desequilíbrio da saúde mental como um círculo vicioso: quanto mais ansiosa ou deprimida uma pessoa se sente, mais ela fica insatisfeita, o que interfere em sua atuação no ambiente psicossocial do trabalho, causando-lhe ainda mais insatisfação, a qual alimenta a ansiedade, e assim por diante. “Os transtornos mentais nem sempre são visíveis, porque a pessoa tende a escondê-los em seu ambiente de trabalho. No entanto, assim como os problemas físicos, eles são causa de desligamentos, afastamentos e prejuízos para o trabalhador e para o empregador”, aponta a psicóloga.

A palestra encerrou-se com uma vivência em grupo na qual os participantes, de mãos dadas, experimentaram na prática a noção de que é mais fácil “desatar os nós” da convivência no ambiente de trabalho quando se tem consciência do próprio estado emocional e de como este pode afetar o relacionamento com as outras pessoas.

A Sipat é organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Participaram da primeira tarde de atividades, além de servidores, terceirizados e assessores, os vereadores Jéferson Yashuda (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas).

 

Programação

 A Sipat prossegue ao longo da semana com as seguintes palestras:

 

14/05 (terça-feira)

Simulação de evacuação do prédio sede com a Brigada de Incêndio da Câmara e o técnico em Segurança do Trabalho Jeferson Moraes

Horário: 12h30

 

15/05 (quarta-feira)

Orientações sobre ergonomia

Palestrante: Andrea Correa Carrascosa

Horários: 10h30 e 14h

 

16/05 (quinta-feira)

HIV/Aids – Prevenção, conscientização e situação atual

Palestrante: Dr. Rodolpho Telarolli Junior

Horário: 12h30

 

17/05 (sexta-feira)

Uma gota de direção defensiva

Palestrante: Vereador Tenente Santana (presidente da Câmara Municipal de Araraquara)

Horário: 12h30

 

Confira as fotos aqui

Compartilhe

Leave a Reply