Home / Notícias / Toma posse comissão que vai ajudar na organização de jogos universitários na cidade

Toma posse comissão que vai ajudar na organização de jogos universitários na cidade

Vereadora Thainara Faria pediu a criação do grupo, compreendendo que melhorar a estrutura pode resultar em mais benefícios para a cidade e tranquilidade para a população.

 

Um grupo de trabalho com a responsabilidade de realizar diagnóstico sobre os eventos esportivos universitários, em relação aos espaços utilizados, segurança, trânsito, transportes e diálogo com as comunidades locais, para que os jogos universitários propiciem uma melhor atividade para quem organiza e para a cidade. Este é o propósito da Comissão de Apoio a Eventos Esportivos Universitários, criada por sugestão da vereadora Thainara Faria, que tomou posse na tarde de segunda-feira (13) na Prefeitura.

A cidade de Araraquara é referência para a realização de jogos universitários, desde o início dos anos 2000, quando os Pavilhões das antigas oficinas de trem foram adquiridos, seja pela estrutura esportiva (complexo esportivo da Praça Scalamandré Sobrinho, Arena da Fonte e Gigantão) e de festas (Cear – Centro de Eventos de Araraquara). A edição dos Jogos Universitários da Unesp, realizada em novembro do ano passado na cidade, tornou-se reconhecido como o maior evento esportivo universitário do Brasil, com 25 mil inscritos e mais de 30 mil pessoas “rodando e gastando pela cidade”, apontou o presidente da Morada do Sol Participações S.A., Manoel de Araújo Sobrinho. “Foram gastos aqui, em torno de 15 milhões de reais, em postos de combustíveis, restaurantes, hospedagem, transporte, além do pagamento dos aluguéis dos espaços públicos utilizados para as competições. A economia da cidade agradece. É preciso diminuir o ‘ruído’ que todo grande evento de massa provoca. Tem impacto na rotina da cidade, claro, porém, na prática, há sempre um saldo muito positivo. Além disso, os jogos deixam a cidade rejuvenescida”, ponderou.

 

Articulando com a população

A comissão vai avisar a população que possa, de alguma forma, ser envolvida, direta ou indiretamente com os jogos, para que ela saiba o que e como vai acontecer. “Queremos receber os jogos universitários e os estudantes da melhor maneira possível. Além disso, os jogos também realizam ações de solidariedade. Nos jogos dos alunos da Unesp, do ano passado, foram doadas sete cadeiras de rodas”, disse Thainara, que pediu a constituição da comissão, depois de receber os organizadores dos jogos dos alunos da Unesp no ano passado, acompanhar parte da organização da competição e compreender que melhor estruturado, os jogos podem trazer maiores benefícios para a cidade, com mais tranquilidade para a população.

 

Tragam eventos

O prefeito Edinho Silva disse que é preciso investir na vocação de turismo de eventos e de negócios da cidade. “Os jogos interessam à cidade. Eventos tem que ser estimulados. Com planejamento e organização vamos fortalecer a vocação que a cidade já tem. Institucionalizar um comitê vai atrair mais eventos para Araraquara. Tragam eventos”, concluiu. A comissão é formada por representantes de diversas secretarias, que podem dar apoio à realização dos jogos.

O vereador Roger Mendes (Progressistas) também participou do evento. Estiveram presentes, representantes de atléticas universitárias e diretórios acadêmicos, das universidades de Araraquara.

Compartilhe

Leave a Reply