Home / Vereadores / Edio Lopes

Edio Lopes

edio-lopes-300

Edio Lopes nasceu na fazenda Jequitaia, no município de Boa Esperança do Sul (SP), em 26 de fevereiro de 1967. Casado com a enfermeira Daniela Lopes e pai de Murilo, o filho de Aderbal e Olga Lopes veio para Araraquara aos 7 anos de idade, quando passou a morar com sua família em uma chácara conhecida como Santa Ângela, atual bairro Santa Clara, onde viveu até os 22 anos de idade.

Aos 14 anos, passou a dividir sua jornada entre as ruas empoeiradas do Jardim América, a graxa dos veículos da antiga Vemara, atual Arafor, e a escola no turno da noite. Na Arafor, Edio conquistou diversos postos de trabalho: iniciou com o cargo de ajudante de mecânico, passou a oficial e chegou a consultor técnico de autos.

As injustiças sociais começaram a saltar-lhe aos olhos desde cedo, e o jovem Edio encontrou, no ainda incipiente Partido dos Trabalhadores, eco para suas angústias. Em 1986, iniciou sua militância no PT, começando uma trajetória de luta por igualdade.

Como cristão, compreendendo a importância de uma ação libertadora em prol dos empobrecidos, desde 2000 faz da igreja católica um espaço para desenvolver trabalhos de reabilitação de jovens usuários de drogas ou em situação de alcoolismo, além de reconciliação de casais em conflito, reestruturação familiar e diversas atividades sociais e filantrópicas no interior do Movimento Maranata.

Sempre atento aos problemas de sua comunidade, assumiu, em 2005, a direção da Associação de Moradores do Bairro Cecap (SABITA). Sua trajetória política está intimamente ligada ao tema da participação popular. Entre 2001 e 2003, foi delegado e conselheiro do Orçamento Participativo. Em 2004, assumiu o cargo de assessor na Coordenadoria Executiva de Participação Popular durante a gestão do prefeito Edinho Silva.

Em 2008, Edio Lopes alcançou o reconhecimento pelo seu trabalho comunitário, sendo eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores. Em 2012, foi reeleito e assumiu a liderança da bancada do partido. Com a segunda reeleição, em 2016, com 987 votos, assume seu terceiro mandato consecutivo.

A história de Edio se confunde com as lutas e a caminhada do povo. O vereador faz de sua atuação política uma maneira de ampliar as oportunidades dos excluídos, em prol de uma sociedade justa, igualitária, sem exploração, discriminação e preconceito.

Atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, sala 3, telefone 3301 0610 – com  Isabel e Elielson.

PropositurasNotícias Antigas

E-mail: edio@camara-arq.sp.gov.br

 

Compartilhe