Arquivo Histórico - Álbum 1918 'Companhia Paulista de Estradas de Ferro'

O Memorial da Câmara Municipal disponibiliza para pesquisa, o Álbum de 1918 da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, comemorativo ao cinquentenário da sua fundação. Neste ano de 2018 são celebrados os 150 anos de fundação da companhia ferroviária e o centenário da publicação do álbum, que agora passa a fazer parte do Arquivo Histórico/Anais do Poder Legislativo.

Acesse na íntegra o Álbum através do banner =====>

* Nota: o álbum é arquivo com extensão executável (.exe)

Inauguração da Estrada de Ferro Araraquara - um pouco do contexto histórico:

18 de janeiro de 1885, a cidade de Araraquara vê pela primeira vez a locomotiva e os vagões chegarem à estação, com o prolongamento do tráfego provisório entre São Carlos do Pinhal e Araraquara.

O trem inaugural partiu de Rio Claro às 10h45 e seguiu para Araraquara aqui chegando às 4 horas, onde o povo araraquarense aguardava ansioso, juntamente com todas as autoridades do município. Dia de grande festividade, música, bandeirolas, foguetes e discursos.

Chegada do primeiro trem da Rio-Clarense em Araraquara, em 1885. À frente da locomotiva está escrito: "Viva o Visconde do Pinhal, Digno Presidente da Cia. Rio Claro - Viva Araraquara!" (Acervo Arquivo Histórico do Município de Rio Claro).

Com o novo trecho aberto ao tráfego, o tronco desta via férrea foi elevado a 128 quilômetros (Araraquara – Rio Claro). Anos mais tardes, em 1898, foi instituído sob a liderança do Coronel Carlos Batista Magalhães, a sociedade que iniciaria a abertura da Estrada de Ferro Araraquara.

* Nota: arquivo com extensão executável (.exe), o antivírus do computador pode bloquear o arquivo.

Texto/Matéria: Silvia Gustavo Fonte:

Publicado em: 09/08/2018 08:00:44