Estudantes do Senac participam do Visite a Câmara

Iniciativa é desenvolvida pela Escola do Legislativo e busca aproximar a população da Casa de Leis
Visualize fotos

Exercício da cidadania e educação política. Esses são os objetivos do Visite a Câmara da Escola do Legislativo (EL) de Araraquara. Na terça-feira (8), foi a vez de estudantes do Curso de Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Senac conhecerem as instalações e o funcionamento da Casa de Leis.

A presidenta da EL, vereadora Luna Meyer (PDT), e os servidores Ana Paula Marie Kwana e Renato Norio Kemotu ministraram uma palestra sobre noções gerais de política, democracia, divisão dos poderes, funcionamento do Legislativo e papel do vereador de legislador, fiscalizador e representante do povo junto à administração pública.

Durante a exposição, os alunos participaram e responderam questões sobre o tema. O estudante Matheus Henrique Rodrigues afirmou que “entender sobre política é importante, pois, de uma forma ou de outra, seremos comandados por quem gosta e domina o assunto”.

Luna explicou também quais são os instrumentos de trabalho do vereador: Indicação, Requerimento e Projeto de Lei. “Em relação à criação de legislação, não podemos propor algo que gere custos ao Município. Por isso, nos concentramos em leis de conscientização e normas de conduta, por exemplo. Recentemente, aprovamos uma lei que impede a contratação de servidores públicos com histórico recente de crimes enquadrados na Lei Maria da Penha. É importante destacar que o vereador é o elo do povo com o Executivo e pode auxiliar o cidadão a encontrar os caminhos para fazer valer os seus direitos.”

Após a palestra, os estudantes conheceram as instalações da Câmara Municipal e visitaram o Gabinete da Presidência. Os jovens quiseram saber qual foi a trajetória do presidente Paulo Landim (PT) até chegar à liderança do Legislativo. “Foi um longo caminho, pois, sendo de família humilde, sempre tive que trabalhar e estudar, inclusive durante a faculdade de Administração. Cheguei a atuar como gerente de banco, mas aquilo não me fazia feliz. Eu gostava mesmo era de política e ajudei a fundar o Sindicato dos Bancários. Tive que batalhar muito para conquistar o sonho de entrar para a política, me tornando vereador e agora presidente”, explicou Landim.




Publicado em: 10/08/2023 11:30:40