EL promove evento do Setembro Amarelo em parceria com Uniara

Iniciativa faz parte de campanha mundial que apoia a valorização da vida
Visualize fotos

A Escola do Legislativo (EL), em parceria com o curso de Psicologia da Universidade de Araraquara (Uniara), realizou na terça-feira (26) o evento “Abrace a vida: Sua saúde mental importa!”, que faz parte das celebrações do Setembro Amarelo.

A ação, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as medidas de prevenção ao suicídio, contou com a participação do professor José Ricardo Soares de Oliveira, docente do curso de Psicologia da Uniara, acompanhado pelos alunos do quinto ano Kerollyn Lopes, Mariana Fornazari, Gabriel Bochi e Ana Carolina Ragonese, além da presidenta da EL, vereadora Luna Meyer (PDT) e do presidente da Câmara, vereador Paulo Landim (PT).

No saguão de entrada da Casa de Leis foram colocados cartazes que trazem orientações sobre o assunto, destacando os sinais de alerta, fatores que aumentam o risco de suicídio, medidas preventivas e recomendações para ajudar uma pessoa nessas circunstâncias. O público presente também pôde interagir com a atividade, escrevendo e colando em um painel suas estratégias para enfrentar as dificuldades da vida.

Durante a abertura do evento, José Ricardo lembrou aos presentes que o Brasil é o sétimo país do mundo em número de suicídios e que, diariamente, 30 pessoas cometem esse ato em nosso país, apesar das campanhas de apoio e conscientização.

Para o professor, essas iniciativas alertam a sociedade para a valorização da vida e são essenciais para conscientizar a população. “Nós gostaríamos de deixar claro que ninguém está sozinho. Realmente esse é um problema muito grande para a sociedade e muitas pessoas ainda estão buscando soluções como o suicídio, que não é o caminho, pelo contrário, isso só vai trazer muitos transtornos, especialmente aos familiares.”

“Esse evento procura trazer forças para as pessoas que estão passando por algum dilema e aqui tem todos os canais para quem está precisando de ajuda”, enfatiza Luna. Ela ainda reforça que as instalações das atividades realizadas durante a ação estarão disponíveis para visitação no saguão da Câmara até o final do mês de setembro.

Durante as atividades, Paulo Landim também comentou sobre a importância de se falar sobre a saúde mental. “A gente sempre precisa de alguém que nos auxilie, nos dê algum caminho. A Câmara e a Escola do Legislativo estão de parabéns, porque estão saindo sempre na frente”, conclui.

Também estiveram presentes na solenidade a vereadora Fabi Virgílio (PT), os vereadores Lucas Grecco (União Brasil), Gerson da Farmácia (MDB), Edson Hel (Cidadania) e Carlão do Joia (Patriota).

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada no final de 2014, por diversas entidades, ela teve sua primeira edição realizada no Brasil em 2015. A escolha da cor “amarela”, que é usada em todo o mundo, é uma referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado anualmente em 10 de setembro.

 

Onde buscar ajuda?

Se você está com dificuldades em lidar com situações que afetam sua saúde mental ou conhece alguém que esteja em situação de risco para o suicídio, confira alguns canais para ajuda e/ou informação sobre o tema:

Centro de Valorização da Vida (CVV) – ligue 188

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – 192

Plantão Psicológico Uniara – serviço com atendimento disponível até 15/12/2023, às terças, das 17 às 18 horas e as sextas, das 16h30 às 17h30. Não é necessário agendamento. Os atendimentos são para pessoas da comunidade, com idade superior a 18 anos e acontecem por ordem de chegada. O Centro de Psicologia Aplicada está localizado na Rua Carlos Gomes, nº 1.229, na região central de Araraquara.

Site Setembro Amarelo: www.setembroamarelo.com

Prevenção ao Suicídio – Ministério da Saúde: www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/suicidio-prevencao




Publicado em: 26/09/2023 21:55:59