A Câmara Municipal realiza até o dia 5 de junho a exposição “Por onde andam as mães?”. Organizada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), a atividade integra a Semana Municipal das Mães Atípicas, instituída pela Lei nº 10.801, de 2023.
A exposição apresenta desenhos em que mães atípicas (mães de filhos com neurodiversidade ou necessidades especiais), mães típicas e mulheres sem filhos mostram os lugares por onde passam diariamente, retratando suas rotinas em meio ao cenário da cidade.
“Se vocês puderem observar a diferença entre o mapa do urbanismo diário e da rotina de uma mãe atípica para uma mãe típica e para uma pessoa que não é mãe, vocês vão conseguir fazer uma comparação muito drástica sobre a realidade e a diferença entre as próprias mulheres. Falar sobre isso, provocar essa discussão, é sempre muito importante”, afirmou Fabi na solenidade de abertura da exposição, na tarde de terça-feira (20).
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Michelle Neves, falou das dificuldades e dos desafios da rotina de uma mãe atípica.
“Esta semana é muito importante, mas muito difícil para nós, mães, porque a gente fica revivendo o nosso dia a dia. Eu vivo dia após dia. Não faço mais planos, porque a gente não sabe o dia de amanhã. E isso é muito difícil. A gente está muito cansada. Esgotada mentalmente e fisicamente. Qualquer ajuda é bem-vinda. Nós precisamos cuidar de quem cuida”, declarou.
Exposição “Por onde andam as mães?”
Data: até 5 de junho
Horário: das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira
Local: saguão da Câmara Municipal
Endereço: Rua São Bento (Rua 3), nº 887, Centro
Publicado em: 22/05/2025 17:05:18