Falta de manutenção em recursos de acessibilidade gera novas Indicações

Vereador Marcelinho (Progressistas) solicita manutenção de sinalização de trânsito no Jardim Roberto Selmi Dei
Visualize fotos

Uma rampa de acesso danificada, uma faixa de pedestres com pintura desgastada e a falta de vagas para motocicletas e vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) motivaram as Indicações nº 3159 e 3146/2025, enviadas a Prefeitura pelo vereador Marcelinho (Progressistas), no início desta semana.

 

A rampa de acessibilidade e a faixa de pedestres estão localizadas na Avenida Alziro Zarur, no Jardim Roberto Selmi Dei. Com revestimento deteriorado, a funcionalidade do acesso que auxilia pessoas com mobilidade reduzida, idosos e cadeirantes tem sido comprometida. “O desgaste da faixa de pedestres, por sua vez, pode dificultar a visibilidade dos motoristas e prejudicar a segurança no trânsito de pedestres”, explica o parlamentar.

 

As vagas para estacionamento de motocicletas ficam na Avenida Professor Jorge Corrêa, no Centro. Segundo a Indicação, a nova pintura deve reduzir o uso indevido de espaços destinados às motocicletas por outros veículos. Já a implementação de uma nova vaga exclusiva para PCDs é necessária para o cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e do Código de Trânsito Brasileiro e contribui para o direito de ir e vir e para o acesso seguro de pessoas com mobilidade reduzida.

 

Segundo Marcelinho, garantir acessibilidade adequada não é apenas uma obrigação legal, mas uma questão de respeito e cidadania. “A sinalização adequada de vagas e a manutenção das rampas de acesso não são apenas medidas de infraestrutura. São ações que garantem dignidade, autonomia e segurança a todos os cidadãos”, comenta o vereador.




Publicado em: 04/07/2025 11:50:34