A inclusão de Araraquara no Ramal Centro Paulista, uma das rotas do Caminho da Fé, foi sugerida pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Michel Kary (PL), em Indicação enviada à Prefeitura no início de dezembro.
O pedido é que o Município faça contatos com a Associação do Caminho da Fé e as cidades integradas ao roteiro para viabilizar o projeto. O trajeto pretendido tem em média 730 km, começa em Borborema (SP), segue pela região de São Carlos (SP) até o sul de Minas Gerais e termina em Aparecida (SP).
No entendimento do parlamentar, a ação beneficiaria a economia local, gerando emprego e renda para o comércio e o setor de serviços, como já acontece nos lugares por onde passam regularmente os peregrinos e atletas que fazem o percurso.
“A iniciativa está alinhada às políticas públicas de valorização do turismo, da cultura, do meio ambiente e da fé, promovendo integração regional, desenvolvimento social e fortalecimento da identidade religiosa e cultural do município”, ressalta Kary.
No documento encaminhado ao Executivo, ainda são destacados outros atrativos que justificam o pedido e poderiam ser usados como argumento durante as conversas com a associação. “Araraquara possui relevante potencial turístico, com infraestrutura urbana consolidada, rede hoteleira, gastronomia, atrativos naturais, culturais, religiosos e históricos, além de localização estratégica na Região Central do Estado de São Paulo”, finaliza o vereador.
Caminho da Fé
Inaugurado oficialmente em 2003, o Caminho da Fé fornece pontos de apoio e infraestrutura para romeiros que peregrinam ao Santuário Nacional de Aparecida. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o trajeto tem mais de 2.000 km, com 18 ramais que contemplam cidades paulistas e mineiras.
A Associação dos Amigos do Caminho da Fé é a instituição responsável pelo funcionamento e gestão do roteiro.
Publicado em: 05/12/2025 17:21:33
Publicado por: Foto: Caminho da Fé