A Prefeitura prevê realizar neste ano uma nova impermeabilização em pontos críticos da laje do Terminal Central de Integração (TCI). As informações estão em resposta a Requerimento de autoria do vereador Marcelinho (Progressistas).
O parlamentar havia solicitado informações detalhadas sobre as condições reais do teto e do telhado do TCl, após relatos e evidências de possíveis danos estruturais e infiltrações no local.
A Prefeitura enviou um laudo técnico de uma inspeção feita pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos em 10 de dezembro do ano passado. O local da inspeção foi uma mercearia localizada no Terminal, onde uma parte do forro já havia caído e, além disso, existia relato de umidade e de risco de desprendimento.
O laudo aponta que o forro “não apresenta risco iminente de colapso ou queda” e que foi constatada “a presença de manchas de umidade e infiltração na viga e na laje de concreto armado, decorrentes da proximidade com o tubo de coleta de água pluvial”.
O proprietário da mercearia disse à equipe da Prefeitura que o local já havia passado por impermeabilização recente. Mas, de acordo com o laudo, por causa do “volume excepcional de chuvas registrado” naquele período do ano, o serviço “não foi suficiente para conter totalmente a entrada de água”.
“O proprietário informou, espontaneamente e durante a vistoria, que irá promover os orçamentos e se possível a execução, de imediato e por sua conta exclusiva, da remoção completa do forro de estuque existente e a substituição por novo forro em PVC (laje plástica), solução mais resistente à umidade e de manutenção mais simples”, informa o documento.
Em resposta a Marcelinho, a Prefeitura afirmou que realiza um estudo técnico para nova impermeabilização no TCI. Além disso, avalia “uma solução definitiva, considerada a mais eficaz, que consiste na implantação de cobertura adequada”. O objetivo é eliminar as infiltrações recorrentes.
“Estão sendo adotadas medidas técnicas e administrativas para corrigir os pontos críticos e planejar soluções definitivas, garantindo segurança aos usuários, permissionários e trabalhadores, bem como a preservação do patrimônio público”, complementa o Executivo.
O vereador ressalta que seu Requerimento pretende proporcionar a segurança dos usuários do transporte coletivo e dos trabalhadores. “A iniciativa busca prevenir riscos decorrentes de possíveis danos estruturais, garantindo a manutenção adequada do patrimônio público e a tranquilidade de todos que dependem desse importante espaço de mobilidade urbana”, afirma.
Melhorias recentes
No documento enviado ao parlamentar, a Prefeitura também listou as recentes melhorias estruturais no Terminal de Integração:
- 2017: reestruturação completa dos banheiros;
- 2019: implantação de refeitório aos motoristas;
- 2020: impermeabilização da caixa d’água e da laje geral;
- 2025: troca de lâmpadas, instalação de novas câmeras de monitoramento, instalação de piso podotátil (com relevos) na ligação às plataformas, troca de louças sanitárias quebradas e portas danificadas, reparo no portão de acesso à área comum, reparo no gradil da plataforma e abertura total dos acessos ao TCI.
Publicado em: 13/01/2026 10:51:07
Publicado por: Foto: Reprodução Prefeitura de Araraquara