Indicação sugere cartilha sobre diabetes tipo 1 a servidores municipais da Educação

Documento foi enviado ao Executivo pela vereadora Fabi Virgílio (PT)
Visualize fotos

Em Indicação, a vereadora Fabi Virgílio (PT) sugere que a Prefeitura faça a adesão à cartilha “Convivendo com meu aluno diabético tipo 1”, elaborada pela mãe pâncreas (responsável pelo cuidado com uma criança diagnosticada com diabetes tipo 1) Maria Julia Brunelli, do grupo Missão Doce.

 

A ideia é que o material seja distribuído aos servidores da Secretaria Municipal de Educação para a orientá-los sobre o tema e sobre como agir em caso de ocorrências relacionadas ao diabetes tipo 1.

 

De forma lúdica, a cartilha apresenta, em 17 páginas, explicações sobre o que é o diabetes tipo 1, quais são os sintomas de hiper e hipoglicemia, como equilibrar a glicose, quais tecnologias e técnicas podem contribuir para os cuidados, além de destaques sobre o papel da família, amigos e professores.

 

“Conhecer o diabetes tipo 1 ajuda o educador a cuidar melhor do aluno, identificar sinais de hipoglicemia ou hiperglicemia e agir rapidamente em situações de risco”, diz o material. “Com informação, é possível criar um ambiente escolar seguro, inclusivo e acolhedor, permitindo que a criança participe de todas as atividades sem limitações”, ressalta.




Publicado em: 19/01/2026 17:01:55