Câmara entrega Título de Cidadão Araraquarense ao empresário José Eduardo Delfini

O homenageado participou do cenário artístico da cidade, criou grupos de apoio para familiares de dependentes químicos e fundou empresa que atua há 38 anos em Araraquara
Visualize fotos

 

Uma Sessão Solene realizada pela Câmara Municipal na noite de quinta-feira (29) homenageou José Eduardo Delfini com o Título de Cidadão Araraquarense. A honraria foi entregue por Alcindo Sabino (PT).

 

“De alguma maneira, eu sinto que as nossas histórias se cruzam”, comentou o vereador, relembrando vivências semelhantes às do homenageado, como a participação no teatro araraquarense e questões relacionadas a dependência química. “Te oferecer esse Título de Cidadão Araraquarense me enche de orgulho e emoção.”

 

Paulo Afonso Delfini e Leonardo Henrique Delfini, filhos de José Eduardo, também compuseram a mesa da solenidade e agradeceram a entrega da honraria e o comparecimento de familiares, amigos e colaboradores da empresa Del Lab, fundada pelo homenageado e especializada em equipamentos para análise físico-química da água.

 

“A presença e a amizade de todos vocês sempre me incentivou a continuar firme na minha luta”, declarou José Eduardo, agradecendo a todos pela participação na cerimônia. O novo cidadão araraquarense também relembrou uma peça encenada na juventude e mencionou o orgulho pelo trabalho desenvolvido pela empresa que lidera. “É um trabalho que eleva o nome de Araraquara. A indústria é aqui, mas ela pertence ao Brasil inteiro.”

 

Sobre o homenageado

 

José Eduardo Delfini nasceu em 1945, em Guariroba, distrito de Taquaritinga (SP). Mudou-se para Araraquara quando o pai adquiriu um estabelecimento comercial na Vila Xavier, ao lado da Igreja de Santo Antônio.

Delfini estudou piano na Escola de Belas Artes e o Conservatório Dramático e Musical de Araraquara e foi ativo no cenário artístico da cidade. Ele integrou o grupo “Os Diletantes”, coordenado por José Celso Martinez Corrêa, atuou em peças, leituras e estudos teatrais e participou das manifestações contra a demolição do antigo Teatro Municipal.

Após construir carreira como representante de vendas de equipamentos laboratoriais em São Paulo, José retornou a Araraquara em 1988. Na época, ele organizou e fundou na cidade grupos de apoio para familiares de Toxicômanos Anônimos (T.A.), posteriormente chamados de Narcóticos Anônimos (N.A.).

No mesmo ano, José Eduardo fundou a Delfini Indústria e Comércio Ltda., responsável pela criação da marca Del Lab, especializada na produção de equipamentos de controle de qualidade da água.

 

Assista na íntegra

 

A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e está disponível na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.




Publicado em: 30/01/2026 15:50:18