Vistoria aponta ausência de problemas estruturais em ponte entre bairros de Araraquara

Após Requerimento do vereador Aluisio Boi (MDB), documento encaminhado à Câmara Municipal detalha avaliação da Defesa Civil
Visualize fotos

A segurança da ponte que liga os bairros Jardim Santa Júlia e Iolanda Ópice, questionada pelo vereador Aluisio Boi (MDB) no Requerimento nº 410/2026, foi tema de resposta encaminhada pela Prefeitura de Araraquara à Câmara Municipal, com a informação de que a travessia não possui problemas estruturais, conforme vistoria realizada pela Defesa Civil.

De acordo com o Executivo, a inspeção resultou em relatório técnico que atesta a integridade da ponte, respondendo ao questionamento sobre a existência de fiscalização e avaliação das condições da estrutura. O documento também informa que a análise mais recente ocorreu no dia 12 de janeiro de 2026.

Sobre a segurança para o tráfego, inclusive de veículos pesados, a administração municipal esclarece que não há comprometimento estrutural da ponte. No entanto, a Defesa Civil identificou pontos que demandam atenção, como afundamento no pavimento nas proximidades e acúmulo de água em períodos de chuva no local, mas sem risco iminente à estrutura. O laudo de vistoria também recomenda intervenções complementares, como limpeza do córrego e manutenção em áreas próximas.

Manutenção e providências

Por fim, a Prefeitura informa que, apesar da identificação das necessidades de manutenção, o município não dispõe, neste momento, de equipe e equipamentos para execução direta dos serviços, sendo prevista a abertura de processo licitatório, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para contratação de empresa especializada responsável pelas intervenções necessárias.

Avaliação parlamentar

"Existe uma preocupação crescente dos moradores daquela região porque houve um aumento exponencial de caminhões pesados trafegando por ali, com destino a Piracanjuba e que utilizam a ponte. Depois dessa informação do Executivo e com o laudo que atesta a segurança da estrutura, poderemos tranquilizar a população tanto do Jardim Santa Júlia quanto do Iolanda Ópice", avalia o vereador Aluisio Boi (MDB).

 




Publicado em: 16/04/2026 10:26:45

Publicado por: Foto: Reprodução Google StreetView