Notícias



'Nasce uma criança, planta-se uma árvore' promove plantio de 1.997 mudas no Jardim Paraíso

Projeto foi aprovado na Câmara a partir de propositura do então vereador e atual secretário do Meio Ambiente, José Carlos Porsani

4378


Pelo segundo ano consecutivo, os nascimentos dos novos araraquarenses são celebrados com o plantio de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O programa “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore” promoveu, na manhã desta segunda-feira (12), o plantio de 1.997 árvores no Rodoanel Norte-Oeste “Dr. Otávio Arruda Camargo”, no Jardim Paraíso.

“A primeira rua, dos dois lados, é toda de ipê roxo. Imaginem como vai ficar bonito este terreno aqui”, comemora o secretário de Meio Ambiente, José Carlos Porsani. “Um dia o Joaquim vai passar por aqui e ver a árvore que a mamãe plantou em nome dele”, acrescenta, referindo-se a um dos bebês presentes à cerimônia que marcou a realização do programa.

A mãe de Joaquim, Laís Stéfani Bruno, ocupou a frente de honra representando as mães das crianças nascidas entre janeiro e setembro de 2022: “Que esta homenagem ao nascimento do meu filho possa ser um incentivo para o cuidado com o meio ambiente”, comemora.

O projeto, que virou a Lei 10.050/2020, nasceu na Câmara Municipal por proposta de Porsani, então vereador. “É muito bom quando a gente vota um projeto na Câmara e ele se materializa”, aponta o presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), que completa: “Estamos terminando um ano muito difícil, de desemprego, perdas de vidas e outros sofrimentos. Que possamos cuidar uns dos outros como essas mães vão cuidar das crianças e a cidade vai cuidar das árvores. É o meu desejo para o novo ciclo que está chegando em 2023”.

Durante o evento, Porsani explicou que o ponto mais sensível do programa é a manutenção das plantas, que foram mais uma vez doadas pela Usina Santa Cruz. Para isso, a Secretaria firmou parceria com a empresa Dantas Ambiental, responsável pelos cuidados das plantas por três anos, período após o qual terão condições de continuar o próprio desenvolvimento.

O envolvimento da comunidade, porém, é fundamental para o sucesso do programa, como lembra o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas): “O simbolismo do projeto é muito forte: cada bebê nascido é uma nova vida, é o futuro materializado nessas árvores. É muito importante que a população nos ajude a preservar esse espaço, pois o meio ambiente é responsabilidade de todos nós”.

O encontro de hoje marcou a terceira fase do programa. No ano passado, foram plantadas 2.227 mudas, referentes aos nascimentos entre março e dezembro de 2021. No total, já foram plantadas 5.493 árvores desde o início do projeto.

Participaram do evento os vereadores Paulo Landim (PT) e Carlão do Joia (Patriota), além de representantes do Executivo e servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


Publicado em: 12 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...



Prefeitura afirma que irá acrescentar metragem de sepulturas em boletos de taxa de manutenção

17 de junho de 2026

Em resposta a um Requerimento do vereador Coronel Prado (Novo), a Prefeitura informou que irá acrescentar informações sobre a metragem das sepulturas nos boletos de cobrança da taxa de manutenção d...



Requerimento questiona contratação de consultoria técnica externa pelo Daae

17 de junho de 2026

A contratação de empresa pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) pelo valor de R$ 15 mil para realização de estudos é o objeto do Requerimento nº 1358, que questiona por que os servidor...



67ª Sessão Ordinária: confira o resumo dos trabalhos desta terça (16)

17 de junho de 2026

A 67ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça-feira (16), teve o adiamento da votação de três propostas que estavam previstas na pauta. Os vereadores optaram por analisar posteriormen...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!