Notícias



Ação no Parque do Basalto destaca importância das árvores para o meio ambiente

Em parceria entre Prefeitura e Câmara Municipal, evento batizado de ‘Plantando com o Legislativo’ celebrou o Dia da Árvore

10375


Em 21 de setembro é celebrado o Dia da Árvore. Por isso, o Legislativo, em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou uma ação no Parque Natural Municipal do Basalto. Batizado de “Plantando com o Legislativo”, o evento promoveu o plantio de 21 mudas de árvores frutíferas pelos vereadores e por representantes do Executivo.

O principal objetivo é conscientizar e sensibilizar a população e os poderes Legislativo e Executivo sobre a importância da preservação, da proteção e do plantio de árvores para o enfrentamento das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo.

A atividade envolve os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 (tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos) e 15 (proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade) e estão entre as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, pontuou que as árvores são as maiores aliadas para vencer o efeito estufa e eventos climáticos extremos, contribuindo para um planeta mais saudável. “A realização do evento foi uma demanda do [vereador e vice-presidente da Câmara, Aluisio] Boi e que vimos como de extrema importância. As mudanças climáticas podem comprometer a sobrevivência das espécies”, explicou, destacando algumas ações da pasta.

Para o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), “a árvore é um símbolo muito gratificante, dependemos das árvores. Uma simples árvore muda significativamente o ambiente. Temos que cuidar dessas árvores, ver crescer. Proponho daqui a um mês virmos molhar essas árvores”.

Já a secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, que na ocasião representou o prefeito Edinho Silva (PT), “é uma alegria ter o Parque do Basalto. São 10 mil pessoas passando por aqui por mês e crianças que são educadas para o cuidado com o meio ambiente. O efeito que a mudança climática está causando no mundo acaba desmarcando as estações do ano. O homem não está respeitando e a natureza está respondendo à falta de cuidado. Estamos plantando para poder cuidar melhor, para não esquecermos de que precisamos do meio ambiente. Temos que construir hoje assim como vem fazendo a Secretaria de Meio Ambiente na cidade. Esse ato é extremamente importante”.

O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), enfatizou que “hoje vivemos um momento que simboliza nosso compromisso, nossa união em prol da preservação ambiental. As árvores são essenciais para a vida no planeta”.

Também participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Aluisio Boi (MDB) – vice-presidente, Hugo Adorno (Republicanos) – 1º secretário, Emanoel Sponton (Progressistas) – 2º secretário, Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Gerson da Farmácia (MDB), Guilherme Bianco (PCdoB) e Rafael de Angeli (PSDB).


Publicado em: 21 de setembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Destino de R$ 72 milhões para construção de marginais do Ribeirão das Cruzes é questionado

17 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a destinação de R$ 72 milhões para a construção das marginais do Ribeirão das Cruzes, co...



Moradores pedem ação urgente para reduzir riscos de acidentes na Avenida Luiz Dosualdo

17 de junho de 2026

A segurança no trânsito da Avenida Luiz Dosualdo tem sido motivo de preocupação de moradores dos condomínios Quinta das Tipuanas e Portal das Tipuanas, de acordo com o Requerimento nº 1346/2026, de...



Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...



Prefeitura afirma que irá acrescentar metragem de sepulturas em boletos de taxa de manutenção

17 de junho de 2026

Em resposta a um Requerimento do vereador Coronel Prado (Novo), a Prefeitura informou que irá acrescentar informações sobre a metragem das sepulturas nos boletos de cobrança da taxa de manutenção d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!