Notícias



Câmara propõe Audiência Pública para discutir impactos das privatizações em São Paulo

Debate proposto pelo vereador Alcindo Sabino (PT), em parceria com a deputada estadual Thainara Faria (PT), pretende ampliar a participação popular nas discussões sobre concessões e desestatizações no estado

1074


Para discutir os programas de privatização e concessão de serviços públicos no Estado de São Paulo, a Câmara Municipal de Araraquara realizará, na quinta-feira (21), às 18h30, uma Audiência Pública para discutir os impactos dessas medidas na vida da população. O debate, intitulado “Infraestrutura e Combate às Privatizações no Estado de São Paulo”, foi solicitado pelo vereador Alcindo Sabino (PT), em conjunto com a deputada estadual Thainara Faria (PT), e pretende reunir autoridades, especialistas, trabalhadores, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.

 

Serviços essenciais

A Audiência Pública irá destacar que os recentes processos de privatização, concessão e terceirização promovidos pelo Governo do Estado têm gerado preocupação em áreas consideradas estratégicas, como saneamento, mobilidade urbana, energia, habitação, educação e infraestrutura pública. Segundo o documento, a infraestrutura pública de qualidade é fundamental para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e a redução das desigualdades sociais e regionais.

De acordo com o Requerimento de convocação da audiência, a proposta ressalta a necessidade de ampliar o debate democrático sobre os rumos da infraestrutura paulista, garantindo transparência, participação popular e diálogo entre o poder público, universidades, entidades técnicas e movimentos organizados. Um dos pontos centrais da discussão será o programa UniversalizaSP, que prevê a regionalização e concessão dos serviços de água e esgoto em municípios paulistas, levantando questionamentos sobre autonomia municipal, tarifas, regulação e controle social.

 

Impactos

No documento, o vereador alerta ainda para os possíveis impactos sociais, econômicos e urbanísticos causados pelos processos de desestatização, especialmente em cidades do interior paulista. Entre as preocupações apontadas estão os reflexos sobre trabalhadores, usuários dos serviços públicos e a capacidade de planejamento das administrações municipais diante das mudanças na gestão de serviços essenciais.

 

Entenda

A Audiência Pública ocorre em um contexto de intensificação do programa de desestatização do Governo do Estado de São Paulo, conduzido pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Em 2026, o governo ampliou projetos de privatização, concessões e parcerias público-privadas, com previsão de investimentos estimados em R$ 500 bilhões até o fim do mandato, envolvendo desde empresas estatais até equipamentos públicos e sistemas de mobilidade.

 

Participação

Para o debate, foram convidados representantes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Prefeitura de Araraquara, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), das secretarias municipais, de sindicatos e universidades. Também devem participar entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o Metrô, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), a Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) e o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas).

Além das instituições, a Audiência Pública prevê a presença de movimentos populares, associações de bairro, coletivos em defesa dos serviços públicos, vereadores e da comunidade em geral. De acordo com Alcindo Sabino, a expectativa dos organizadores é transformar o encontro em um espaço de escuta, reflexão e construção coletiva sobre modelos de desenvolvimento que fortaleçam os serviços públicos e garantam direitos sociais à população.

 

Serviço:

Audiência Pública: Infraestrutura e Combate às Privatizações no Estado de São Paulo

Quando: 21 de maio (quinta-feira), às 18h30

Onde: Plenário da Câmara Municipal

Transmissão: TV Câmara (canal 17 da Claro TV), YouTube e Facebook.


Publicado em: 15 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Destino de R$ 72 milhões para construção de marginais do Ribeirão das Cruzes é questionado

17 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a destinação de R$ 72 milhões para a construção das marginais do Ribeirão das Cruzes, co...



Moradores pedem ação urgente para reduzir riscos de acidentes na Avenida Luiz Dosualdo

17 de junho de 2026

A segurança no trânsito da Avenida Luiz Dosualdo tem sido motivo de preocupação de moradores dos condomínios Quinta das Tipuanas e Portal das Tipuanas, de acordo com o Requerimento nº 1346/2026, de...



Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...



Prefeitura afirma que irá acrescentar metragem de sepulturas em boletos de taxa de manutenção

17 de junho de 2026

Em resposta a um Requerimento do vereador Coronel Prado (Novo), a Prefeitura informou que irá acrescentar informações sobre a metragem das sepulturas nos boletos de cobrança da taxa de manutenção d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!