Notícias



Indicação de autoria de 17 vereadores pede saída de Araraquara do programa UniversalizaSP

Documento aponta risco de concessões e parcerias para operação privada do saneamento, com potenciais impactos negativos para o Daae e seus servidores

3579


A Indicação nº 3026/2026, de autoria de 17 dos 18 vereadores, aponta ao prefeito Dr. Lapena (PL) a “necessidade urgente” de retirar a assinatura do Município de Araraquara do processo de adesão ao programa UniversalizaSP, do Governo do Estado.

Segundo o site do programa, o UniversalizaSP busca promover ações para que o estado cumpra as metas de universalização estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento: 99% da população atendida com água potável e 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até 2033. Araraquara foi um dos 146 municípios que confirmaram participação.

A Indicação menciona trechos do decreto estadual que instituiu o UniversalizaSP e afirma que o texto “está diretamente relacionado à estruturação de processos que poderão resultar na concessão dos serviços públicos de saneamento básico à iniciativa privada, atingindo diretamente o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), patrimônio histórico e estratégico do município”.

O artigo 4º do decreto cita que “o Estado e os Municípios aderentes avaliarão as formas pelas quais podem atuar em conjunto para viabilizar, no menor prazo possível, o atingimento dos objetivos previstos”.

Outro trecho determina que a atuação do Estado envolve “a prestação de apoio técnico à condução, por Município ou agrupamento de Municípios, de processos de contratação de prestador para os serviços públicos de saneamento básico” e a “a atuação direta na condução de processos de contratação, em benefício de agrupamento de Municípios”.

 

Riscos

Na Indicação, os vereadores avaliam que esses artigos “abrem possibilidade objetiva para concessões regionais, parcerias público-privadas (PPPs), regionalização dos serviços e licitações destinadas à operação privada do saneamento básico”.

O documento ainda menciona potenciais impactos negativos de eventual processo de concessão, como “precarização dos serviços públicos, aumento tarifário, formação de monopólios privados, enfraquecimento da autarquia municipal e possíveis impactos sobre os servidores públicos vinculados ao Daae”.

A Indicação foi assinada originalmente pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e acompanhada pelo presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), pelo vice-presidente, Michel Kary (PL), pela 1ª secretária, Geani Trevisóli (PL), e por Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Coronel Prado (Novo), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Filipa Brunelli (PT), Guilherme Bianco (PCdoB), João Clemente (Progressistas), Marcão da Saúde (MDB), Marcelinho (Progressistas), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).

 

Palavra do Daae

Ouvido em Sessão Extraordinária na última quinta-feira (7), o superintendente do Daae, Wilian Thomaz Marega, afirmou que Araraquara já cumpre as metas do Marco Legal do Saneamento. O problema a ser combatido é o índice de perdas de água na rede espalhada pela cidade — em torno de 45%.

“Tem um contrato por performance que está para sair. Nesse contrato, até 2033, eu tenho o compromisso de redução de perdas para até 25%. Aí zerou: está universalizado completamente”, relatou.

Marega afirmou que a decisão da participação de Araraquara no UniversalizaSP partiu de Lapena, que teria garantido a ele a permanência do município somente até a fase de estudos — com o recebimento de um relatório sobre a situação do saneamento na cidade, sem chegar até a parte final do programa.

“A minha posição pessoal, como superintendente: eu sou favorável a chegar até o grau que o prefeito disse que vai chegar. No início de julho, acabar o processo. Eu não continuaria com o Universaliza. Eu não aderiria ao projeto Universaliza”, disse o responsável pela autarquia.

 

Palavra da Prefeitura

Em nota publicada no site da Prefeitura no início da noite de quinta (7), após o depoimento de Marega, a gestão municipal afirmou que “neste momento, não existe qualquer definição, decisão ou medida relacionada a mudanças na estrutura do Daae”, pois “o município aderiu ao programa para ter acesso a informações técnicas, projeções e análises que possam auxiliar no planejamento futuro do saneamento em Araraquara”.

“A decisão sobre dar continuidade ou não ao programa cabe exclusivamente ao município de Araraquara, que tem prazo até o dia 17 de julho para avaliar o relatório técnico e decidir sobre os próximos passos”, prosseguiu a nota.


Publicado em: 14 de maio de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Destino de R$ 72 milhões para construção de marginais do Ribeirão das Cruzes é questionado

17 de junho de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) pede informações sobre a destinação de R$ 72 milhões para a construção das marginais do Ribeirão das Cruzes, co...



Moradores pedem ação urgente para reduzir riscos de acidentes na Avenida Luiz Dosualdo

17 de junho de 2026

A segurança no trânsito da Avenida Luiz Dosualdo tem sido motivo de preocupação de moradores dos condomínios Quinta das Tipuanas e Portal das Tipuanas, de acordo com o Requerimento nº 1346/2026, de...



Agência reguladora não prevê isenção de taxas para resíduos domiciliares depositados em caçambas

17 de junho de 2026

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), responsável por regular e fiscalizar serviços públicos de saneamento básico, afirma qu...



Projetos de Trabalho Social de empreendimentos habitacionais são solicitados à Prefeitura

17 de junho de 2026

Com o objetivo de obter acesso a documentos que orientam as ações sociais realizadas nos residenciais Alamedas e Vale do Sol, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou os Requerimentos nº 1354/2026 e n...



Mais de 800 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Araraquara em um ano

17 de junho de 2026

As ocorrências envolvendo animais peçonhentos têm exigido atenção constante do setor público em Araraquara. Levantamento solicitado pela vereadora Filipa Brunelli (PT) à Prefeitura aponta, no perío...



Prefeitura afirma que irá acrescentar metragem de sepulturas em boletos de taxa de manutenção

17 de junho de 2026

Em resposta a um Requerimento do vereador Coronel Prado (Novo), a Prefeitura informou que irá acrescentar informações sobre a metragem das sepulturas nos boletos de cobrança da taxa de manutenção d...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!