Fone: (16) 3301-0600

Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

Abertura aconteceu na tarde da terça-feira (2) com a presenças das mulheres homenageadas


Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituído pela Resolução nº 527/2023, com o objetivo de promover o debate, o desenvolvimento e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência.

No entendimento da presidenta do Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), Neia Castagini, o reconhecimento traz crescimento. “A gente vivencia isso no nosso movimento o tempo todo. Agradeço essa dádiva de hoje, esse momento histórico para todas nós aqui.”

Para a vereadora Luna Meyer (MDB), presidenta da Escola do Legislativo (EL) e autora da proposta juntamente com as vereadoras Filipa Brunelli (PT) e Fabi Virgílio (PT) e o vereador Alcindo Sabino (PT), cada história fala de mulheres que tiveram que superar os mais diversos obstáculos para chegarem aonde estão hoje; “Essas histórias são, acima de tudo, educativas. Nosso propósito como Escola é, além de homenagear, educar os cidadãos, mostrar que isso é possível, que as mulheres têm voz tanto no empreendedorismo como na ciência. Temos que visibilizar para as pessoas que elas estão aí sendo exemplo.”

Já para a vice-presidenta da EL, vereadora Fabi Virgílio, o grupo MEA tem se consolidado, conseguindo compreender uma demanda importante da cidade. “Espero que a gente consiga fazer isso com outras parcelas da sociedade. O evento ‘Quilombo Rosa’ foi um grande passo para que a gente pudesse ver a realidade de mulheres que são tão distintas, mas que são tão iguais.”

O presidente da Casa de Leis, vereador Paulo Landim (PT), marcou presença no evento e parabenizou as mulheres homenageadas.

Também participaram da solenidade os vereadores Carlão do Joia (MDB), Edson Hel (PV), Gerson da Farmácia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), os servidores da Escola do Legislativo Ana Paula Kuwana e Renato Kemotu, além das homenageadas Daniela Raphael, Ariane Basso, Emilia Shimozaka, Nadja Karina, Sandra Piva, Cristina Cacheta e Valéria Marcheti.

 

A exposição

A “Mulheres Empreendedoras”, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, no saguão da Câmara Municipal de Araraquara, até o dia 15 de abril.

 

Sobre o Fórum

O Fórum tem como propostas criar um espaço de troca e de visibilidade para as conquistas e desafios enfrentados por mulheres empreendedoras e cientistas; fomentar a educação e capacitação em temas como gestão de negócios, inovação e desenvolvimento científico para mulheres; e incentivar o networking entre mulheres profissionais desses setores, contribuindo para a diminuição da desigualdade de gênero no mercado de trabalho e na academia.

O evento pode compreender mesas redondas, encontros, podcasts, webinars, textos e postagens informativas, cursos, oficinas, palestras, desenvolvimento de cartilhas e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum. Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.




Outras Notícias

Fique por dentro


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de quarta-feira (27), a palestra “Construindo um empreendimento sólido: plano de negócios e saúde financ...