Evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal na tarde da sexta-feira (26)
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar.
Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio, que valoriza a vida e incentiva o cuidado com a saúde mental.
A ação buscou promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental no contexto atual, marcado por desafios emocionais, pressões sociais e mudanças aceleradas.
A palestra ofereceu informações, reflexões e estratégias práticas para reconhecer sinais de sofrimento psíquico, fortalecer o equilíbrio emocional e adotar hábitos saudáveis que favoreçam o bem-estar, contribuindo para a prevenção do suicídio e para a valorização da vida.
Giovana iniciou falando que o Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o Centro de Valorização da Vida (CVV), teve sua primeira edição em 2015. A cor amarela é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Colocou que a constante solicitação de respostas imediatas tem moldado uma sociedade de sujeitos de urgência, dificultando a reflexão e o tempo para o ócio criativo. “A pressa e a tentativa constante de estar à frente do tempo podem, na verdade, nos afastar da verdadeira essência de viver.”
A psicóloga destacou que o uso excessivo de telas, em especial dos celulares, tem contribuído para o pensamento acelerado, resultando em situações de estresse e excesso de informação.
Falou também das redes sociais e a comparação constante. “Pode levar a sentimentos de baixa autoestima, inadequação, ansiedade e até depressão. Comparação de suas vidas com narrativas idealizadas e irrealistas de outras pessoas.”
O que fazer?
A palestrante fez o questionamento: “Como é a que a gente se cuida? Evitar a tela? Deixar de usar o celular?”.
A resposta? O uso mais consciente. Ela explicou. “Reservar momentos para atividades como caminhadas ao ar livre, leitura de livros impressos, dança, meditação e interações presenciais aliviam essa carga, voltando a vida a um ritmo mais saudável.”
Dicas
Giovana deu algumas dicas para lidar com a questão da saúde mental:
- Concentre-se no seu progresso: “Em vez de comparar seu progresso com o de outros, concentre-se em suas próprias conquistas e celebre seus marcos, mesmo os pequenos.”
- Pratique a compaixão: “Seja gentil consigo mesmo. Lembre-se de que todos têm altos e baixos, e que sua jornada é única e não deve ser comparada com a dos outros.”
- Se precisar, peça ajuda: – “Converse sobre seus sentimentos, tenha uma rede de apoio (familiares e amigos) e busque apoio profissional (psicólogos, psiquiatras).”
Ajudando o outro
“Todos nós podemos fazer essa pergunta: tem algo que eu possa fazer para te ajudar? Essa pergunta pode abrir portas para acolhimento e prevenção”, pontuou.
A psicóloga falou sobre a importância de escutar com atenção. “Ofereça um espaço seguro para que a pessoa se expresse sem julgamentos. Mostre que se importa, gestos simples, como uma mensagem ou uma ligação, podem fazer a diferença. Incentive a busca por ajuda profissional e/ou para serviços de saúde mental ou grupos de apoio.”
Certificado
Quem se inscreveu e participou do evento, assinando a lista de presença, receberá um certificado, o qual será disponibilizado no formato PDF em até 15 dias úteis após a atividade.
Sobre a palestrante
Giovana Benassi Cezar é psicóloga clínica, neuropsicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental. Também é docente no curso de graduação em Psicologia da Universidade de Araraquara (Uniara) e doutoranda em Saúde Mental e Ciências do Comportamento na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). Tem mestrado em Neurociência do Comportamento e Cognição pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Publicado em: 29 de setembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
A “Escola do Legislativo Dulce Whitaker”, em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizou na quarta-feira (24), no Plenário da Câmara, o curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”. O evento contou c...
A palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual” será ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar no Plenário da Câmara de Araraquara na próxima sexta-feira (26), às 13 horas. A atividade, organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, integra o Fórum Municipal S...
Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...
A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...
Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....
Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.