Notícias



CEIs abertas pela Câmara têm início dos trabalhos suspenso por 30 dias

Termos de acordo assinados pela Presidência do Legislativo e pelos líderes de bancada mencionam o quadro epidemiológico de Araraquara, que enfrenta situação de emergência por causa da dengue

9661


As duas Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) abertas recentemente pela Câmara Municipal tiveram o início dos trabalhos suspenso por 30 dias, conforme termos de acordo assinados pelo presidente do Legislativo, Rafael de Angeli (Republicanos), e pelos líderes das seis bancadas representadas na Casa de Leis (PL, PT, MDB, Progressistas, Republicanos, Novo e PCdoB).

 

O documento foi publicado do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo no início da noite de sexta-feira (28). A justificativa para a suspensão é o atual quadro epidemiológico de Araraquara, já que a cidade enfrenta aumento exponencial nos casos de dengue.

 

O texto menciona duas ações realizadas pela Prefeitura sobre o assunto: o Decreto nº 13.816, de 18 de fevereiro de 2025, que declarou Situação de Emergência em Saúde Pública no município em razão da epidemia de dengue, e a instalação de um ‘dengário’ para o atendimento exclusivo de pacientes com a doença.

 

Educação

Uma das CEIs foi criada para investigar as condições da rede municipal de ensino, especialmente após a publicação de dois decretos municipais (no momento, suspensos) relacionados à alimentação escolar e ao transporte escolar.

 

Essa comissão foi aberta após requerimento dos vereadores Guilherme Bianco (PCdoB), Alcindo Sabino (PT), Aluisio Boi (MDB), Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Marcão da Saúde (MDB), Maria Paula (PT) e Paulo Landim (PT).

 

Os seguintes parlamentares foram designados para a composição da CEI, em ato publicado pela Presidência: Aluisio Boi (MDB), Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Guilherme Bianco (PCdoB) e Maria Paula (PT).

 

‘Pedaladas’

A outra CEI foi aberta para apurar despesas de anos anteriores da Prefeitura que não teriam sido empenhadas, o que é conhecido como “pedaladas fiscais”. O empenho é a etapa em que a gestão reserva o dinheiro que será pago quando o produto for entregue ou o serviço for concluído.

 

O requerimento de abertura da comissão foi assinado por Coronel Prado (Novo), Balda (Novo), Cristiano da Silva (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL), Geani Trevisóli (PL) e Michel Kary (PL).

 

Os escolhidos para a composição desta CEI foram os vereadores Coronel Prado (Novo), Enfermeiro Delmiran (PL), Filipa Brunelli (PT), Marcão da Saúde (MDB) e Michel Kary (PL).


Publicado em: 06 de março de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Chafariz da praça da Igreja São Geraldo precisa de manutenção

29 de janeiro de 2026

A necessidade de manutenção do chafariz localizado na Praça da Igreja São Geraldo foi apontada em Indicação enviada pelo vereador Marcelinho (Progressistas) à Prefeitura.   De acordo com o docume...



Documento pede informações sobre medicamentos adquiridos e prescritos em Araraquara

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado recentemente à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicita informações sobre os benzodiazepínicos e antidepressivos adquiridos e prescritos no município de Arara...



Escolinhas de Esportes (02/02)

29 de janeiro de 2026

O programa Escolinhas de Esportes, da Prefeitura de Araraquara, abre inscrições na próxima segunda-feira (2) para aulas gratuitas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As matrículas...



Segunda via IPTU (29/01)

29 de janeiro de 2026

A Prefeitura liberou a emissão online da segunda via do IPTU 2026, facilitando o acesso dos contribuintes ao documento de forma rápida e sem a necessidade de sair de casa. O serviço já está disponí...



Licitação para construção de praça no Santa Mônica está prevista para março

29 de janeiro de 2026

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura em novembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), pediu informações sobre o terreno, projeto e cronogr...



Documento cobra convocação de aprovados em processo seletivo para agente de combate às endemias

29 de janeiro de 2026

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB), em Indicação encaminhada à Prefeitura de Araraquara, solicita que o Poder Executivo convoque candidatos classificados em processo seletivo para o cargo de agent...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!