Publicado por: Foto: Alesp
1152
Informações sobre vagas disponíveis na rede de educação infantil de Araraquara são tema de requerimento encaminhado para a Prefeitura. O documento é de autoria do vereador Lineu Carlos de Assis (Novo).
É possível encontrar no site da Prefeitura a relação mensal de crianças que aguardam vaga para educação infantil em cada Centro de Educação e Recreação (CER) — no último mês de maio constavam 217 crianças.
A Lei Municipal nº 9.132, de 2017, constitui como informação de interesse coletivo ou geral a lista de espera para vagas nas creches e escolas de educação infantil no município.
Questionamentos
O parlamentar menciona uma resposta recebida em um requerimento de 2022, na qual o Município afirmava que previa o atendimento de todos os alunos inscritos para 2023. Porém, no final do ano passado, a lista de espera era de 251 crianças. Assis, então, pergunta quais questões levaram à não regularização completa da demanda de vagas conforme planejado.
O vereador questiona se houve contratações de professores e educadores infantis para o aumento da oferta de vagas, quantos foram admitidos em 2023 e quantos ainda precisariam ser contratados.
Também é perguntado ao Município qual o número total de vagas em creches disponibilizado atualmente e qual o número total do cadastro de solicitação de vagas; se há unidades educacionais com demanda maior de procura e o que está sendo pensado para aumentar a oferta nesses locais; quais unidades de ensino infantil passaram por obras e melhorias nos últimos anos; e quais medidas têm sido ou serão adotadas para ampliar a oferta de educação infantil em creches da cidade.
De acordo com o parlamentar, esse é o seu segundo requerimento sobre o tema, “visto que o assunto é de grande importância e essa não regularização da demanda por vagas em creches não é um problema recente em nossa cidade”.
“Foi dito que essa lista de excedentes seria zerada, mas até o momento isso não ocorreu. O município precisar estar suficientemente aparelhado para dar conta da crescente procura de vagas, visto que essa situação impacta diretamente a renda das famílias, pois, frente à inexistência de local adequado para a permanência da criança, muitas vezes, um dos membros da família fica impossibilitado de voltar a exercer suas atividades profissionais”, completou.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...
Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...
A Prefeitura fecha na quarta-feira (9), no feriado da Revolução Constitucionalista, e retoma o atendimento na segunda-feira (14). Vale lembrar que sexta-feira (11) é feriado municipal devido à come...
Em requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede detalhes sobre a situação da obra de revitalização no Estádio Municipal “Adair Pavanelli”, conhecido popularmente como o...
Uma Audiência Pública com o tema “Políticas culturais que apoiam músicos e cantores” será realizada na quarta-feira (14), às 18h30, no Plenário da Câmara. A propositura é de autoria do vice-preside...
A Câmara Municipal de Araraquara analisa o Projeto de Lei Complementar nº 194/2025, apresentado pelos vereadores do Novo, Coronel Prado e Balda, que cria a Declaração Municipal de Direitos de Liber...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.