1443
As condições de armazenamento de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde de Araraquara foram questionadas à Prefeitura pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) por meio do Requerimento nº 730/2022.
No documento, o parlamentar afirma ter recebido reclamações de usuários sobre o refrigerador com defeito no Centro Municipal de Saúde (CMS) “Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, o que teria levado a se deslocarem para a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Victório de Santi para a retirada de medicamentos que necessitam ser armazenados sob refrigeração.
Angeli também questiona sobre quais unidades de saúde do Município contam com geladeiras para armazenar medicamentos que necessitam de refrigeração, como funciona o cronograma de manutenção desses equipamentos e quantas estão danificadas, aguardando reparos.
Em resposta, a coordenadora Executiva de Atenção Básica da Prefeitura, Talitha Paula Resende Martins, listou as 34 unidades básicas de saúde de Araraquara que possuem refrigeradores para o armazenamento de medicamentos termolábeis, ou seja, que são sensíveis à ação da temperatura e que, por isso, requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2°C e 8°C).
Sobre a manutenção dos refrigeradores, a coordenadora afirmou que os farmacêuticos responsáveis, ao identificar problemas de funcionamento desses equipamentos, fazem solicitação de manutenção à Gerência de Manutenção e Próprios da Saúde.
Em relação a refrigeradores com defeito, Talitha informou que apenas na CMS “Enf. Kimiko Yuta”, no Jardim Iguatemi, existe atualmente equipamento em mau funcionamento, sendo aguardada a compra de um novo refrigerador.
Angeli acredita que falta planejamento para casos como esse. “A Secretaria de Saúde deveria se precaver de outras formas para que uma unidade não fique sem o aparelho. No final das contas, quem paga é a população, que tem que se deslocar para outro local para ter o que é seu de direito”, finaliza o parlamentar.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Recesso Parlamentar da Câmara Municipal de Araraquara começou em 11 de dezembro e vai até 15 de janeiro. A próxima Sessão Ordinária será no dia 20 de janeiro. Até lá, a Câmara continua co...
A Semana Municipal de Valorização dos Compositores Locais “Pedro Paulo Zavagli – Spiga” chega à sua 4ª edição e está com inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, instituída por...
A equipe de Ginástica Artística Feminina da Fundesport Araraquara conquistou o 3º lugar na classificação geral por equipes nos Jogos Abertos do Interior 2025, realizados em Ribeirão Preto. A compet...
Diversos espaços públicos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, estarão temporariamente fechados ao longo de dezembro para...
No fim de novembro deste ano, o vereador João Clemente (Progressistas) requisitou à Prefeitura, por meio do Requerimento nº 1803/2025, informações detalhadas sobre afastamentos por doenças registra...
O vereador Marcelinho (Progressistas) questionou a Prefeitura, por meio de um Requerimento, a respeito da existência de estudo técnico sobre a atual situação do Terminal Rodoviário Municipal. No do...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.