1118
Entre os dias 18 e 30 de agosto, durante o Agosto Lilás, acontece a III Semana Municipal de Conscientização e Ações Voltadas à Promoção da Lei Maria da Penha.
“A Lei Maria da Penha completou 19 anos no dia 7 de agosto de 2025, sendo um marco fundamental na luta pelos direitos das mulheres e no enfrentamento à violência doméstica e familiar no Brasil. A conscientização, divulgação e o fortalecimento dessa lei salvam vidas”, afirma a vereadora Fabi Virgílio (PT), uma das autoras da lei que estabeleceu a Semana.
Confira a programação completa:
18/08 (segunda-feira)
19h30: Apresentação Maracatu Sementes Crioulas
20 horas: Espetáculo de teatro “Lilith em Escorpião”, com Nerita Pio
Local: CEU das Artes (Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Góes, nº 340, no Jardim São Rafael II)
25/08 (segunda-feira)
18h30: Audiência Pública “Voz e Justiça – o que avançamos em 19 anos da Lei Maria da Penha”
Local: Plenário da Câmara Municipal (Rua São Bento, nº 887, no Centro)
26/08 (terça-feira)
10 horas: Cine Debate
Local: Auditório da OAB (Rua Voluntários da Pátria, nº 1907, no Centro)
27/08 (quarta-feira)
14 horas: Prosa com Juventude “Sororidade e Combate a Ciclos de Violência” (atividade fechada para jovens da rede estadual)
30/08 (sábado)
16 horas: Cine Debate
Local: Casa da Mulher Paulista (Rua Hélio Sigoli, nº 383, no Jardim Adalberto Roxo I)
O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara Municipal de Araraquara, composta pelas vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli e Maria Paula (todas do PT), Comissão da Mulher Advogada – 5ª Subseção, Campanha Luto Contra as Violências, PLPs & Coletivo Bennu, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Subsecretaria de Políticas para Mulheres.
Sobre a lei
A Lei nº 10.302/2021, de autoria das vereadoras Fabi Virgílio, Filipa Brunelli, Luna Meyer e Thainara Faria, instituiu e incluiu no Calendário Oficial Oficial de Eventos a “Semana Municipal de Conscientização e Ações Voltadas à Promoção da Lei Maria da Penha” em Araraquara, a ser realizada, anualmente e preferencialmente, na primeira semana do mês de agosto.
O objetivo da Semana é promover o conhecimento sobre a “Lei Maria da Penha” (Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006; a conscientização e prevenção quanto à violência doméstica e familiar contra a mulher; e práticas de boas ações relacionadas a paz, não violência, igualdade de condições de vida, plena cidadania, conquista de direitos, dignidade e ao respeito, e outras ações voltadas ao bem-estar da mulher e familiar; e o reforço da ideia sobre igualdade de condições de vida entre homem e mulher.
A Semana pode ser celebrada por meio de encontros, oficinas, palestras, rodas de conversas, exposições, atividades e outros eventos, visando o desenvolvimento das atividades no município de Araraquara.
Os recursos necessários para atender as despesas com a execução da lei serão obtidos mediante parceria com a iniciativa privada, doações e campanhas, sem acarretar ônus para o Município.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A implantação de pontos de apoio para entregadores e motoristas de aplicativos em determinados locais da cidade é tema da Indicação nº 4559/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Michel Kary (PL)...
Requerimento assinado pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos), presidente da Câmara de Araraquara, pede à Prefeitura informações relacionadas à Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Santa...
A sugestão de implementação de um sistema de pedágio automático do tipo free flow em substituição ao atual na estrada vicinal Graciano da Ressureição Affonso, que liga Araraquara ao distrito de Bue...
A Secretaria do Meio Ambiente, em resposta ao Requerimento nº 1487/2025, de autoria do vereador Michel Kary (PL), informou que vai realizar um processo de licitação para contratação de serviços de...
Na quinta-feira (25), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) encaminhou uma Indicação à Prefeitura de Araraquara, solicitando manutenção e cuidados urgentes no prédio da Biblioteca Municipal “Mário de...
Os dados de vacinação contra a poliomielite em Araraquara, relativos às doses aplicadas nos últimos cinco anos, são o assunto do Requerimento enviado ao Executivo pelo vereador João Clemente (Progr...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.