529
Dentro da programação da Semana de Alimentação Saudável, o Plenário da Câmara Municipal recebeu, na noite da quinta-feira (19), a palestra “Panorama e Ações da Frente Parlamentar Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Reforma Agrária”.
O debate foi aberto pelo vereador Roger Mendes (PP), autor da lei que criou a Semana, que destacou que “não tem como falar em alimentação saudável sem lembrar as questões sociais. Alimentação é um assunto muito sério e relevante”.
A coordenadora executiva de Agricultura, Silvani Silva, falou da importância de se discutir reforma agrária e meio ambiente nesta Semana. “Não temos a nossa soberania alimentar. Continuamos como o Brasil Colônia: produzindo alguns alimentos para fora, mas não para garantir a nossa segurança alimentar suficiente.”
Para o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, esse é um momento histórico para o município. “Essa semana foi muito discutida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tomou posse em julho deste ano, com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, e ela é muito importante para que possamos, cada vez mais, fazer com que a população comece a se emponderar e ajudar a construir essa política pública que é tão fundamental nesse momento em que estamos vivendo.”
Coordenadora da Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que “70% da nossa alimentação é produzida pela agricultura familiar. Infelizmente, as pessoas não têm a compreensão da importância da agricultura familiar, de debatermos agrotóxicos, e a dimensão do que significa destruir o nosso meio ambiente”.
Segundo o deputado federal Nilto Tatto, a padronização de alimentos trouxe consequências sérias para a saúde da população. “Comida é diversidade. O atual modelo de agricultura não permite isso. Alimentação não é isso que consumimos”, finalizou.
Também esteve presente na palestra o vereador Paulo Landim (PT).
A Semana ainda contará com uma programação até o dia 26 de outubro, confira:
20 de outubro – sexta-feira
- Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues – 9 às 11 horas – Palestra “Instrumentos e Mecanismos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional” com a professora Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp Botucatu e Redesans)
- Centro de Referência Afro – 19 horas – A Influência da Cultura Alimentar dos Povos de Matriz Africana
21 de outubro – sábado
- Sesc Araraquara – Convivência Externa – Grátis
- 10h30 – Oficina “Que gosto tem? Salgados”
15 horas – Oficina “Que gosto tem? Doces”
Com a gastrônoma Larissa Lázari
Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.
26 de outubro – quinta-feira
– 8 às 17 horas - I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável: “Da terra ao prato. Comida de Verdade”. Auditório da Etec Anna de Oliveira Ferraz.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Música Com Ananda e os Pink Lee, o show “Rita e outras rebeldias” é um tributo vibrante às mulheres que transformaram a música brasileira, com destaque para Rita Lee e outras gran...
Festival de tênis A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Fundesport realizam um Festival de Tênis de Mesa feminino e masculino neste fim de semana,...
A inclusão de exames destinados às gestantes em acompanhamento pré-natal e para recém-nascidos atendidos pela rede municipal de saúde foi debatida em Audiência Pública realizada na Câmara na tarde...
A Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart estão com inscrições abertas para a Oficina de Circo no CEU das Artes, com aulas gratuitas e voltadas a crianças e jovens de 6 a 16 anos. As aulas acon...
Empresários e representantes de associações e sindicatos ligados ao comércio de Araraquara defenderam, em Audiência Pública na Câmara, a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento e Política U...
Após ser procurado por funcionários e outros frequentadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef.) “Professora Olga Ferreira Campos”, o vereador Coronel Prado (Novo) enviou a Indicação n...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.