Notícias



Alimentação saudável é discutida na Câmara Municipal



1277


Dentro da programação da Semana de Alimentação Saudável, o Plenário da Câmara Municipal recebeu, na noite da quinta-feira (19), a palestra “Panorama e Ações da Frente Parlamentar Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e Reforma Agrária”.

O debate foi aberto pelo vereador Roger Mendes (PP), autor da lei que criou a Semana, que destacou que “não tem como falar em alimentação saudável sem lembrar as questões sociais. Alimentação é um assunto muito sério e relevante”.

A coordenadora executiva de Agricultura, Silvani Silva, falou da importância de se discutir reforma agrária e meio ambiente nesta Semana. “Não temos a nossa soberania alimentar. Continuamos como o Brasil Colônia: produzindo alguns alimentos para fora, mas não para garantir a nossa segurança alimentar suficiente.”

Para o coordenador de Segurança Alimentar, Marcelo Mazeta, esse é um momento histórico para o município. “Essa semana foi muito discutida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que tomou posse em julho deste ano, com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, e ela é muito importante para que possamos, cada vez mais, fazer com que a população comece a se emponderar e ajudar a construir essa política pública que é tão fundamental nesse momento em que estamos vivendo.”

Coordenadora da Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a deputada estadual Márcia Lia (PT) lembrou que “70% da nossa alimentação é produzida pela agricultura familiar. Infelizmente, as pessoas não têm a compreensão da importância da agricultura familiar, de debatermos agrotóxicos, e a dimensão do que significa destruir o nosso meio ambiente”.

Segundo o deputado federal Nilto Tatto, a padronização de alimentos trouxe consequências sérias para a saúde da população. “Comida é diversidade. O atual modelo de agricultura não permite isso. Alimentação não é isso que consumimos”, finalizou.

Também esteve presente na palestra o vereador Paulo Landim (PT).

A Semana ainda contará com uma programação até o dia 26 de outubro, confira:

20 de outubro – sexta-feira

- Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues – 9 às 11 horas – Palestra “Instrumentos e Mecanismos da Política de Segurança Alimentar e Nutricional” com a professora Maria Rita Marques de Oliveira (Unesp Botucatu e Redesans)

- Centro de Referência Afro – 19 horas – A Influência da Cultura Alimentar dos Povos de Matriz Africana

 

21 de outubro – sábado

- Sesc Araraquara – Convivência Externa – Grátis

- 10h30 – Oficina “Que gosto tem? Salgados”

15 horas – Oficina “Que gosto tem? Doces”

Com a gastrônoma Larissa Lázari

Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 

26 de outubro – quinta-feira

– 8 às 17 horas - I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Rural Sustentável: “Da terra ao prato. Comida de Verdade”. Auditório da Etec Anna de Oliveira Ferraz.


Publicado em: 19 de outubro de 2017

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova projetos sobre Plano Diretor e desenvolvimento econômico

03 de fevereiro de 2026

    A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...



Medalhas de ouro e bronze

03 de fevereiro de 2026

Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...



Iluminação precária é motivo de preocupação em praça no Parque das Laranjeiras

03 de fevereiro de 2026

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...



Centro de Referência do Idoso: Indicações pedem manutenção e contratação de profissionais

03 de fevereiro de 2026

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...



‘CEI do Assédio’ inicia os trabalhos de 2026 na próxima segunda-feira (9)

03 de fevereiro de 2026

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...



Integrantes de Câmara Técnica do piso salarial de agentes de educação serão definidos na segunda (9)

03 de fevereiro de 2026

A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!