Notícias



Após troca de aparelho, Prefeitura diz que problemas com raio-X nas UPAs foram resolvidos

Secretaria Municipal de Saúde respondeu a questionamentos do vereador João Clemente (Progressistas) sobre quebras e interrupções no serviço aos pacientes

Publicado por: Foto: Freepik

54


Em resposta a um requerimento de autoria do vereador João Clemente (Progressistas), a Prefeitura afirma que novos problemas relacionados com a quebra de aparelhos de raio-X não devem ocorrer na rede municipal de saúde, já que um equipamento antigo foi substituído por um novo.

 

Quatro unidades de atendimento de urgência e emergência necessitam do serviço de apoio diagnóstico por imagem de raio-X: as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, da Vila Xavier e do Valle Verde, além da Unidade de Retaguarda do Melhado.

 

Em razão de problemas de quebras dos aparelhos e interrupções no serviço aos pacientes, o parlamentar havia enviado questionamentos à Prefeitura no final de novembro.

 

Clemente pediu detalhes sobre o histórico de falhas, quebras e interrupções de funcionamento, abrangendo todo o período dos últimos oito anos, incluindo o ano de 2025. Também solicitou as datas das ocorrências, a descrição dos problemas enfrentados, os reparos executados, com indicação das empresas responsáveis, valores gastos e peças substituídas, além do tempo de indisponibilidade do equipamento em cada episódio, entre outras informações.

 

“O exame de raio-X é um instrumento essencial para o diagnóstico ágil e seguro em diversas situações clínicas, especialmente em atendimentos de urgência e emergência”, destacou o vereador.

 

Resposta

A Secretaria Municipal de Saúde explica que a unidade do Melhado possui equipamento novo, de propriedade da Prefeitura, mas ele teve “quebra pontual” e exigiu a contratação de uma empresa para o conserto, o que “demandou tempo”. Além da necessidade de se obedecer a legislação referente a licitações, o conserto exigia uma peça importada. Também não havia “contrato anterior para manutenção preventiva, o que foi providenciado pela atual administração”, de acordo com o documento.

 

Na UPA da Vila Xavier, o problema era outro: o equipamento era próprio, mas “muito antigo e se encontrava sucateado, motivo pelo qual era alvo de frequentes quebras”, segundo a secretaria.

 

Como nas UPAs Central e do Valle Verde os aparelhos eram alugados (por meio de licitação), houve a decisão de adotar a mesma medida na Vila Xavier, desativando o equipamento antigo e trocando por um novo alugado. “Há cerca de dois meses, não ocorrem mais problemas no local”, afirma a pasta da Saúde.

 

A secretaria justifica que a contratação por locação gera economia aos cofres públicos e obriga a empresa a reparar os equipamentos o mais rápido possível, não prejudicando o serviço prestado à população nessas unidades de saúde.

 

“Diante das medidas adotadas, não há previsão de outros problemas com equipamentos quebrados por período que culmine em prejuízo ao serviço prestado”, diz a Prefeitura.

 

“Em todos os casos de problemas técnicos com os aparelhos, a gestão buscou otimizar os recursos viáveis, direcionando pacientes que demandassem exames de raio-X para outras UPAs, não deixando pacientes graves desassistidos”, complementa o Executivo no documento.

 

Apesar desses esclarecimentos enviados ao vereador, os demais questionamentos não foram respondidos pela gestão municipal — como detalhes sobre o histórico de quebras dos aparelhos de raio-X.


Publicado em: 16 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento cobra medidas para reduzir impacto de novo residencial em rede de saúde e educação

16 de dezembro de 2025

Por meio do Requerimento nº 2250/2025, enviado à Prefeitura, a vereadora Fabi Virgílio (PT) questiona se existe planejamento para implantação de unidades de saúde, educação, cultura ou segurança pú...



Manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública são alvo de questionamentos

16 de dezembro de 2025

Em Requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) solicita informações sobre a execução do serviço de manutenção e troca de lâmpadas da iluminação pública em Araraquara....



Câmara vota abertura de crédito de R$ 2 milhões para Saúde em Sessão Extraordinária nesta quinta-feira (17)

16 de dezembro de 2025

  A Câmara Municipal realiza, nesta quinta-feira (17), às 15h15, a 16ª Sessão Extraordinária da atual legislatura. Na pauta, consta apenas uma proposta.   De autoria da Prefeitura, o Projeto de...



Moradores pedem reforço em fiscalização de ambulantes no Jardim Adalberto Roxo

16 de dezembro de 2025

A intensificação da fiscalização de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Pablo Picasso, no Jardim Adalberto Roxo, motivou o vereador Aluisio Boi (MDB) a encaminhar a Indicação nº 5636/2025 à P...



Adequações no trânsito do Jardim do Bosque são solicitadas à Prefeitura

16 de dezembro de 2025

Dois pedidos para melhorias no trânsito do Jardim do Bosque foram enviados à Prefeitura pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Rafael de Angeli (Republicanos).   As sugestões foram ouvid...



Atletismo (16/01)

16 de dezembro de 2025

A equipe de atletismo da Fundesport Araraquara teve um início de competição de destaque nos 87º Jogos Abertos do Interior, realizados em Ribeirão Preto, com importantes conquistas já no primeiro di...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!