1217
No final de julho, a vereadora Filipa Brunelli (PT) encaminhou à Prefeitura um requerimento pedindo informações sobre a atuação da Secretaria da Saúde em relação à varíola dos macacos em Araraquara.
No documento, a parlamentar perguntava se a Secretaria da Saúde estaria monitorando o município sobre possíveis casos de contaminação. Perguntava ainda se os profissionais da saúde passaram por capacitação para lidar com essa problemática; como a Secretaria estaria atuando para prevenir a contaminação no município; qual a avaliação a respeito desta nova variante da varíola; se existiria possibilidade de um surto da doença no município; quais ações a Secretaria iria desenvolver caso fosse confirmado algum caso na cidade; e se já existia um protocolo desejado de atendimento e tratamento.
Em resposta, a coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Gláucia Falcoski, informou que o monitoramento está sendo feito pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde em parceria com o Sesa. Ela explica que aconteceram capacitações com as UPAs, no dia 3 de agosto, e com as UBSs, nos dias 18 e 19 de agosto.
Ainda segundo a coordenadora, ainda não há casos confirmados no município, porém já existem protocolos de contingência da disseminação do vírus. “De acordo com os dados existentes até o momento, é uma doença de rápida disseminação, porém baixa letalidade, portanto o município possui estrutura básica para absorver as demandas, caso existam.”
Gláucia lembra que a possibilidade existe, como em qualquer outro município, a partir do momento de surgimento de casos positivos. “Será seguido fluxograma municipal, com avaliação do paciente de acordo com a definição do caso, coleta de amostras e isolamento domiciliar do positivo”, detalha. O fluxograma pode ser conferido em anexo da resposta.
Ela finaliza explicando que não há tratamento especifico para a doença, sendo que o manejo é baseado no tratamento dos sintomas e isolamento social.
Entenda mais
A primeira notificação de varíola dos macacos no Brasil ocorreu em 9 de junho e, até o dia 21 de julho, o país tinha 592 casos confirmados. No mundo, os números já passaram 14 mil, em mais de 70 países, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No dia 19 de julho, foi confirmado o primeiro caso na região de varíola dos macacos, na cidade de São Carlos (SP).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Requerimento enviado à Prefeitura, a vereadora Filipa Brunelli (PT) busca esclarecimentos sobre a resposta ao Requerimento nº 849/2025 referente à gestão da saúde pública municipal. No docum...
Após visita de fiscalização na Avenida Joaquim Alves, a vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou, na quinta-feira (17), a Indicação nº 3359/2025 à Prefeitura, solicitando a realização de serviço tapa-bu...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com vagas abertas para diversas funções, incluindo ajudante de obras, atendente de frios, consultor comercial, cozinheiro de hotel, em...
Dois novos servidores aprovados em concurso público foram empossados pela Câmara Municipal de Araraquara nesta quarta-feira (23), em ato no gabinete da Presidência. Brina Deponte Levegue...
O Brasil está em quarto lugar entre os países com maior número de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, segundo a 11ª edição do Atlas do Diabetes, publicado pela Federação Internacional do D...
Mais segurança no trânsito do Jardim Residencial Elvio Lupo. Esse é o objetivo da Indicação nº 3257/2025, de autoria do vereador Emanoel Sponton (Progressistas), enviada à Prefeitura para a realiza...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!