1243
Faleceu em Araraquara na quarta-feira, dia 18 de dezembro, aos 91 anos, a senhora Apparecida Jesus de Godoy Aguiar, autora do Hino de Araraquara.
Apesar de nos ensinar muito sobre as belezas e qualidades de nossa Araraquara e até escrever um livro sobre a história da cidade, Apparecida Aguiar não foi professora, como muitos acreditam.
Ela trabalhou no laboratório de análises da Santa Casa, junto com Clara Pechmann — o provedor era Plínio de Carvalho. Trabalhou ainda no laboratório de análises do Dr. Murilo Ramalho.
Casou-se com o Sr. Sebastião Flávio de Aguiar, com quem teve dois filhos, Gislaine e Geusimar.
Sebastião, seu marido, montou a Livraria Acadêmica na cidade, onde atualmente é o banco Bradesco, no Centro. Os alunos do antigo EEBA, que ficava onde hoje é a Casa da Cultura, eram os principais clientes à época.
Apparecida sempre gostou de fazer versos. Estudou no Conservatório Musical Carlos Gomes com a professora dona Marocas. Participou de vários festivais de música na cidade e na região.
Apparecida compôs o Hino de Araraquara em 1971, oficializado em 1972.
Muito religiosa, doou a imagem de Nossa Senhora Imaculada Conceição que está na Igreja do Carmo.
Fez curso de estilista em São Paulo e aperfeiçoamento de Figurinista no Senac de Araraquara. Exerceu a profissão de modista (estilista) de 1968 a 2000 e, nas horas vagas, escrevia.
Foi ainda escritora, lançando o livro "Araraquara, aspectos de História", em 2003, com capa do artista plástico Ernesto Lia. A pesquisa por documentos históricos de fatos que não eram mais de conhecimento da população demorou alguns anos. Ela doou parte da obra para a Igreja Matriz de São Bento para sua reforma. A própria Apparecida afirmou em uma Sessão Solene em sua homenagem, na Câmara Municipal, que estava preparando outro livro sobre a história da cidade.
Apparecida é uma das fundadoras da Associação dos Escritores de Araraquara, autora do projeto de rege a associação e sua primeira presidenta.
Resumo de um texto escrito por ela mesma quando da homenagem de Diploma de Honra ao Mérito, concedido pela Câmara Municipal e aprovado em 2020, de autoria do vereador Edson Hel. Antes, ela já havia recebido o título de Cidadã Araraquarense, honraria aprovada em 2007, por autoria da vereadora Juliana Damus. Apparecida nasceu em Itirapina (SP).
Primeira gravação do Hino
A primeira gravação do Hino de Araraquara foi feita por Antônio Carlos Rodrigues dos Santos, então diretor artístico da Rádio Cultura, no antigo auditório da emissora, na Avenida Espanha. Pela simplicidade dos recursos técnicos à época, ele colocou a banda da Polícia Militar no auditório e o coral no corredor de acesso ao auditório com um microfone para cada um, para não misturar os sons. A primeira gravação foi feita em uma das primeiras versões do gravador de fita Akai e, depois, colocada em acetatos, discos que eram gravados na própria rádio.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Indicação enviada à Prefeitura, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) sugere a realização de um estudo técnico para revisão do salário inicial dos cargos de leiturista, motorista e cargos operacio...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) sugere entendimentos com a empresa Estapar, concessionária responsável pela gestão dos estacionamentos rotativos no município,...
A Câmara de Araraquara aprovou a criação do “Mês de Prevenção Aquática – Combate ao Afogamento Infantil”, a ser realizado anualmente no mês de novembro — em razão da proximidade do início do verão....
A Política Municipal de Prevenção à Violência contra os Profissionais da Saúde será instituída em Araraquara, conforme estabelece o Projeto de Lei nº 350/2025, de autoria de Enfermeiro Delmiran (PL...
A falta de cobertura na entrada e irregularidades na rampa de acesso da Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Tatsuko Sakima”, localizada no Jardim Indaiá, motivaram o vereador Guilherme Bianco (P...
Em Indicação enviada recentemente à Prefeitura, o vereador Coronel Prado (Novo) pede a realização de estudo técnico visando à implantação de redutor de velocidade (lombada) na Avenida José João Bif...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.