Notícias



Audiência aborda cuidados paliativos para sensibilizar a sociedade sobre o assunto

Discussão foi solicitada pela vereadora Fabi Virgílio (PT)


Uma Audiência Pública com o tema “Cuidados Paliativos – O que é preciso saber?”, ocorrida na noite de quarta-feira (28), no Plenário da Câmara, e convocada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), reuniu profissionais da saúde do município para discutir o assunto e motivou a parlamentar a enviar um requerimento, solicitando informações sobre pesquisas relacionadas a doenças raras.

“Fiquei muito emocionada pela oportunidade de trazer esse tema para dentro dessa Casa. Estamos dentro da 1ª Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras, e 95% das pessoas que convivem com doenças raras necessitarão de cuidados paliativos. Em relação às políticas públicas e o que é ofertado hoje, no país, percebe-se o quanto é preciso avançar”, destacou Fabi.

No requerimento, Fabi questionou ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, o quantitativo de investimentos nos últimos oito anos (2016 até o momento atual). A vereadora também quer saber quantas pesquisas relacionadas ao tema doenças raras estão sendo realizadas nas universidades, ano a ano, desde 2016.

 

Abordagem integral

Convidada para participar da audiência, a médica generalista Celina Gai, que atende e oferece cuidados paliativos na Unidade de Retaguarda às Urgências e Diagnósticos “Dr. José Roberto Poletti”, no Melhado, define cuidados paliativos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, e defende que devem ser aplicados em todos os níveis de atendimento à saúde de baixa, média e alta complexidade.

Esse conceito, segundo ela, é da Organização Mundial de Saúde (OMS), que contabiliza atualmente o total de 56 milhões de pessoas necessitando de cuidados paliativos. “O pilar mais importante é a dor total, buscando o controle impecável dos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais”, afirmou a médica.

A crescente demanda desses cuidados, de acordo com ela, envolve uma abordagem integral e complexa, contemplando uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, recepcionistas e todos os profissionais que atuam no local em que o paciente será atendido, assim como apoio à família e aos cuidadores diante da dor do luto.

Na tribuna, a paliativista Tatiana Barbieri Bombarda, que também é terapeuta ocupacional e professora da Universidade de São Paulo (USP), elogiou a iniciativa da Câmara em abordar o assunto. “Aproveito esse espaço para compartilhar que, no ano passado, houve a criação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, dependendo agora de publicação para viabilizar financiamentos para os cuidados paliativos”, informou.

 

Sensibilização

De acordo com a secretária municipal de saúde, Eliana Honain, o tema cuidados paliativos é um assunto que ainda não permeia toda a rede de saúde pública de Araraquara, sendo a falta de capacitação e sensibilização de todos os profissionais envolvidos para tratar o assunto com naturalidade um grande desafio. “Hoje, no município, os cuidados paliativos estão mais direcionados para a internação. A gente espera um grande financiamento para criar equipes que possam dar suporte a pacientes e seus familiares dentro do conforto de seus lares”, acrescentou a gestora.

 

Homenagem

A Audiência Pública ocorreu durante a “Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras”, realizada, anualmente, na última semana do mês de fevereiro, por meio de lei de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT) e do vereador Marchese da Rádio (Patriota).

Na ocasião, Fabi convidou a auxiliar administrativa Iara Cristina Vieira da Silva, mãe da menina Valentina Vieira Fasanella, que morreu, aos 4 anos, no fim do ano passado, vítima da doença rara aplasia medular. Iara narrou durante o evento o quão difícil foi chegar ao diagnóstico da doença, assim como o processo de tentativa de melhora do quadro da filha durante os sete meses em que acompanhou sua internação no hospital Amaral Carvalho, em Jaú (SP).

“A semana foi construída sem nome e eu gosto de dar nome às leis porque é uma forma de enaltecer aqueles que nos deixaram um legado. Assim como meu irmão [Edi], que me deixou um legado de fazer a luta nessa causa, a Iara, que vivenciou um luto muito recentemente, merece ser honrada, eternizando o nome da filha em um projeto de lei que altere a Semana Municipal de Visibilidade e Conscientização sobre Doenças Raras, incluindo o nome Valentina Vieira Fasanella na proposição”, afirmou Fabi.

A audiência pode ser conferida na íntegra neste link.


Publicado em: 29 de fevereiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!