Notícias



Audiência Pública abre programação da 3ª Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal

Debates foram conduzidos pela vereadora Fabi Virgílio (PT); benefícios do tratamento foram apontados por especialistas e familiares de pacientes que usam o medicamento

1876


O uso da cannabis medicinal foi o tema de uma Audiência Pública realizada na Câmara na noite de quarta-feira (23). O evento faz parte das atividades da terceira edição da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal – Antonio Luiz Marchioni – Padre Ticão”, criada em 2023 pela Lei nº 10760.

 

As discussões foram conduzidas pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da “Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis para fins Medicinais", e contaram ainda com a participação dos vereadores Michel Kary (PL), líder do governo, e Dr. Lelo (Republicanos), que também integram a Comissão Especial de Estudos (CEE) sobre o tema, além de Bruna Fortunato, representante da 5ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e André Gonzaga dos Santos, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.

 

“É muito importante ter o líder do governo aqui, para que ele possa, junto comigo, ser uma ponte para que a gente não retroaja na política que nós inauguramos na nossa cidade e para que a gente siga avançando com muita ética, muita moral, muita humanidade e que o interesse pela qualidade de vida fique acima de todas as outras questões”, destacou Fabi na fala de abertura.

 

Em seguida, a advogada destacou alguns aspectos legais que envolvem a prescrição, comercialização e o uso medicinal dos canabinoides no Brasil, além de compartilhar sua experiência de mãe atípica de uma criança que faz tratamento fitoterápico com a substância.

 

“Hoje eu falo que o canabidiol salva vidas e ele está salvando a [vida] do meu filho. Ele tem atraso na fala, mas, está conseguindo ter o convívio dele. Hoje ele é uma criança que interage, mesmo ele tendo o grau de autismo dele, ele conversa, e é difícil você ganhar uma discussão do Bernardo”, revelou Bruna.

 

Apesar dos benefícios relatados pelo público presente no Plenário da Casa de Leis, o docente do curso de Farmácia alerta que a cannabis é uma planta medicinal e precisa ser utilizada corretamente. “Ser uma planta medicinal não significa que ela é uma panaceia, que ela cure tudo. Assim como todas as plantas medicinais, ela precisa ser usada de forma racional, de preferência com orientação de profissionais de saúde.”

 

O professor ainda falou sobre a evolução das pesquisas e do trabalho de associações que cultivam e produzem óleos medicinais da cannabis, permitindo que mais pessoas possam ter acesso aos tratamentos, antes limitados a uma pequena parcela da população pelos altos custos de importação desses fármacos.

 

Além disso, o cultivo de cannabis teria uma vantagem sobre outras culturas, pois atuaria na regeneração do solo, degradado por outras plantações ou contaminado por metais pesados, como lembrou Fabi, citando o exemplo dado por um dos participantes da audiência.

 

Ao final dos trabalhos, a vereadora falou sobre os encaminhamentos propostos durante os debates. “A gente tem uma agenda da Frente voltada para a instalação do ambulatório canábico na cidade e a continuidade dos cursos de formação e de desmistificação, principalmente quando se fala do sistema endocanabinoide.”

 

Programação “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”

Completando a programação da “Semana Municipal em Defesa da Cannabis Medicinal”, na sexta-feira (25), a partir das 14 horas, será realizado o Minicurso Cannabis Medicinal. As inscrições para o curso devem ser feitas exclusivamente pelo link.

 

A formação, que acontece no Plenarinho da Câmara, será dividida em duas partes, sendo a primeira ministrada pelo fisioterapeuta e especialista canábico Maicon Silva, com o tema “Quebrar tabu e melhorar a saúde”. A segunda ficará por conta do professor André Gonzaga dos Santos, que falará sobre “Cannabis sativa L.: potencial químico-farmacológico e usos terapêuticos”.

 

Para ver e rever

A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (canal 17 da Claro), pelo YouTube e pelo Facebook da Câmara e pode ser assistida, na íntegra, a qualquer momento.


Publicado em: 24 de abril de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Críticas a encerramento do ensino integral de escolas e mobilização por reversão marcam Audiência Pública

19 de novembro de 2025

  A Audiência Pública a respeito do possível fechamento do ensino integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Gilda Rocha de Mello e Souza” e do Centro de Educação e Recreação (CER)...



Programa ‘Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos’ é aprovado na Câmara

19 de novembro de 2025

Durante a Sessão Ordinária da última terça-feira (18), foi aprovado o projeto que institui em Araraquara o programa municipal “Mulheres Guardiãs: Lideranças na Prevenção de Riscos”, para fomentar a...



Agenda Cultural – 19/11

19 de novembro de 2025

Consciência Negra Na quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra e dos Orixás, acontece a Marcha da Consciência Negra 2025, com o tema “Reparação e Justiça Social pelo Bem Viver do Povo Negro”. A...



Agenda Esportiva – 19/11

19 de novembro de 2025

Futebol feminino Pela final da Copa do Brasil Feminina, as Guerreiras Grenás enfrentam o Palmeiras na quinta-feira (20), às 15h30, na Fonte Luminosa, com transmissão da TV Globo, da NSports e do s...



USF do Parque das Laranjeiras necessita de reforma emergencial

19 de novembro de 2025

Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, os 18 vereadores da Câmara Municipal de Araraquara pedem reforma emergencial da Unidade de Saúde da Família “Dr. Wilson Antunes Pereira” – Parque...



Vereadores sugerem campanha municipal de conscientização sobre a ludopatia

19 de novembro de 2025

A ludopatia, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um transtorno mental e classificada no Código Internacional de Doenças (CID), apresenta mecanismos neurológicos semelhantes aos...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!