1042
A segurança dos motoristas de aplicativo, que relatam uma crescente onda de assaltos a trabalhadores do setor em Araraquara, será tema de uma Audiência Pública que acontecerá na segunda-feira (26), das 14 às 16 horas, no Plenário da Câmara. O debate foi proposto pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB).
Para discutir o problema, Bianco participou recentemente de uma reunião na sede da cooperativa MoradaCar, com a presença do vereador Alcindo Sabino (PT) e da vereadora Geani Trevisóli (PL), que se reuniram com o presidente da cooperativa, Thalys Umberto Bagli. Na ocasião, os parlamentares ouviram relatos de registros de cinco roubos a motoristas de aplicativos entre 15 de abril e 14 de maio, nos bairros Parque Silvestre, Chácara Flora, Jardim São Rafael, Jardim Maria Luiza e Jardim Veneza.
A ausência de políticas públicas voltadas à proteção desses trabalhadores e de medidas de segurança eficazes por parte das plataformas também será discutida na Casa de Leis, bem como o cenário de informalidade e a pressão por produtividade pela qual passam os motoristas de aplicativo.
De acordo com Bianco, o problema deve ser resolvido de modo emergencial. “É necessário que sejamos uma força para acolher e amparar esses trabalhadores, tendo em vista a relação precarizada de trabalho oferecida pelos aplicativos”, ressalta.
Já Alcindo destaca a necessidade de uma ação conjunta para enfrentar a crescente onda de assaltos a motoristas de aplicativo em Araraquara. “É fundamental estabelecermos uma parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, para intermediar junto à Polícia Militar uma estratégia eficaz que não apenas previna, mas também investigue com maior eficiência essas ações criminosas que vêm ocorrendo com frequência alarmante em nossa cidade.”
Para Geani, o diálogo com cooperados e parceiros do aplicativo MoradaCar é essencial para buscar soluções que garantam um ambiente de trabalho mais seguro para todos. “Lembrando que indiretamente essas melhorias também atingem seus usuários”, emenda.
Nesse sentido, o presidente da MoradaCar irá apresentar algumas ferramentas para inibir a ação de criminosos. “Queremos reunir a categoria para um debate de ideias que ajude a chegar a uma solução para o bem comum dos motoristas”, afirma Bagli.
Foram convidados para a Audiência Pública, o secretário Municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Adalberto José Ferreira, o comandante da Guarda Municipal de Araraquara, Danilo João de Oliveira Soler, além de representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo e da Cooperativa MoradaCar.
A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 17 da Claro e pelas redes sociais da Câmara Municipal.
Sobre a MoradaCar
Fundada em 29 de agosto de 2022, a cooperativa integra a Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária (IPECS) e tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho para os motoristas de Araraquara. Conta atualmente com mais de 100 cooperados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Com o objetivo de reforçar os princípios da ética, da moralidade e da responsabilidade socioambiental na gestão pública de Araraquara, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº...
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Araraquara está com diversas vagas abertas, incluindo oportunidades para ajudante de açougue, auxiliar de laminador, mecânico, eletricista, motorista,...
Mais sustentabilidade para a cidade de Araraquara. Esse é o objetivo da Indicação nº 3426/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Cristiano da Silva (PL), sugerindo a realização de estudos para a...
A Câmara Municipal realizou, na noite de segunda-feira (28), a Audiência Pública “Contra a privatização do Daae”. O evento foi organizado a partir do Requerimento nº 1157/2025, de autoria das verea...
Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Paulo Landim (PT) pede manutenção e limpeza do campo da Rua Mário Barbugli com a Avenida Taya Efremoff, no Cruzeiro do Sul. Além disso, o parla...
A elaboração de uma Lei Complementar (LC) que assegure a possibilidade de regularização de imóveis construídos em desacordo com a legislação municipal é o tema de Indicação enviada à Prefeitura pel...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.