Publicado por: Foto: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara
5616
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), os vereadores Aluisio Boi e Gerson da Farmácia (ambos do MDB), Guilherme Bianco (PC do B) e as vereadoras Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT), juntamente com o prefeito Edinho Silva (PT), estiveram ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde de domingo (8), em sua visita ao município e vistoria na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a 36, trecho bastante danificado pelas fortes chuvas.
Havia uma agenda marcada com o Legislativo araraquarense, porém, em virtude dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), ela foi suprimida, pois foi instalado um gabinete para gestão de crise ali mesmo, na sala do prefeito.
Após horas de tratativas e providências, ao lado da primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e dos ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho), Lula fez um pronunciamento abordando os fatos de terrorismo em Brasília (DF) e a visita a Araraquara.
“Não existe precedente para o que essa gente fez e, por isso, todos serão punidos e nós, inclusive, vamos descobrir os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade e antidemocrático”, garantiu Lula, divulgando em seguida, na íntegra, o decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal.
Após o comunicado oficial, direto da sala de reuniões do sexto andar da Prefeitura de Araraquara para todo o Brasil, o presidente da República prestou sua solidariedade ao prefeito Edinho Silva, ao povo de Araraquara e aos parentes das vítimas. “Passei aqui junto com os ministros para que a gente possa discutir com o Edinho e saber o quanto vai custar a reposição das coisas que foram destruídas aqui na cidade de Araraquara. Vou deixar aqui os meus ministros para falarem sobre o que o Governo Federal pode fazer para recuperar esta cidade maravilhosa chamada de Morada do Sol”, afirmou.
O Governo Federal já homologou a situação de emergência em Araraquara. Na terça-feira (10), em uma nova reunião em Brasília, o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional entrará com a aprovação dos projetos de recuperação dos locais afetados pelas chuvas para a posterior liberação dos recursos. “São quase dez pontos a serem recuperados. Temos um levantamento inicial de que não será menos de R$ 50 milhões para a recuperação, e também há um indicativo nesses valores em relação à prevenção”, informou Góes.
Edinho agradeceu ao presidente Lula e à primeira dama, Janja, que têm manifestado de forma continuada solidariedade com a cidade. “O presidente tem um carinho muito grande com Araraquara, isso é histórico, e ele quis passar aqui para se manifestar sobre o ocorrido e atender prefeituras de outras cidades da região que também tiveram dificuldades. Infelizmente, a visita para tratar de problemas que Araraquara vive muda totalmente seu sentido diante daquilo que estamos vendo em Brasília, efetivamente a maior afronta à democracia desde a redemocratização do Brasil, na década de 80”, destacou.
Landim fez questão de salientar a importância da presença do presidente da República na cidade e demonstrou total apoio a Lula em suas ações rápidas e eficientes a partir de Araraquara. “Com essa visita Lula demonstrou o respeito e o carinho que tem com a população de nossa cidade. Essa ação também chama muito a atenção, pois, de forma inédita para a cidade, o presidente vem ver de perto a situação e encaminhar a solução. Quanto aos fatos lamentáveis de Brasília, Lula tomou as medidas necessárias para a manutenção do estado democrático de direito, pois violência e vandalismo são atos daqueles que perderam a razão e é passível de punição exemplar”, encerrou Landim.
Também acompanharam a visita do presidente Lula a Araraquara o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a deputada estadual Márcia Lia (PT), vários secretários municipais e autoridades de toda a região.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Em Sessão Solene realizada na Câmara na noite desta quinta (27), a Cooperativa Educacional de Araraquara (Coeducar) recebeu o Diploma de Reconhecimento Público. A homenagem foi proposta pela Mes...
“Se te faz sofrer, não é amor” foi o tema de uma Audiência Pública realizada no Plenário da Câmara, na noite desta quarta-feira (26). O evento foi convocado e mediado pela vereadora Fabi Virgílio (...
O Programa nos Bairros “Cuidando da Nossa Morada” realiza sua última edição de 2025 neste sábado (29), das 9h às 12h, na Emef “Ruth Cardoso”, levando serviços públicos diretamente aos moradores do...
A CPFL Energia realiza, neste sábado (29), das 9h às 13h, uma feira de empregabilidade com 30 oportunidades para quem deseja iniciar carreira na companhia. O evento, gratuito, acontece no Auditório...
A 6ª edição da Bienal Internacional da Gravura “Lívio Abramo” acontecerá entre os dias 1º e 18 de dezembro de 2025. A mostra reúne 300 obras de artistas brasileiros e estrangeiros no Teatro Municip...
Com o objetivo de discutir alterações na Lei Complementar nº 18/1997, que institui o Código de Posturas do Município, a Câmara Municipal irá promover uma Audiência Pública sobre o tema. A iniciativ...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.