Notícias



Câmara acompanha Lula em vistoria na cidade

Presidente Paulo Landim (PT) destacou importância da visita e das ações rápidas tomadas a partir de Araraquara

Publicado por: Foto: Tetê Viviani/Prefeitura de Araraquara


O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), os vereadores Aluisio Boi e Gerson da Farmácia (ambos do MDB), Guilherme Bianco (PC do B) e as vereadoras Thainara Faria, Filipa Brunelli e Fabi Virgílio (PT) e Luna Meyer (PDT), juntamente com o prefeito Edinho Silva (PT), estiveram ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde de domingo (8), em sua visita ao município e vistoria na Avenida Padre Francisco Salles Colturato, a 36, trecho bastante danificado pelas fortes chuvas.

Havia uma agenda marcada com o Legislativo araraquarense, porém, em virtude dos ataques ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), ela foi suprimida, pois foi instalado um gabinete para gestão de crise ali mesmo, na sala do prefeito.

Após horas de tratativas e providências, ao lado da primeira dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, e dos ministros Jader Filho (Cidades), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Luiz Marinho (Trabalho), Lula fez um pronunciamento abordando os fatos de terrorismo em Brasília (DF) e a visita a Araraquara.

“Não existe precedente para o que essa gente fez e, por isso, todos serão punidos e nós, inclusive, vamos descobrir os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade e antidemocrático”, garantiu Lula, divulgando em seguida, na íntegra, o decreto que prevê a intervenção na área de segurança pública do Governo do Distrito Federal.

Após o comunicado oficial, direto da sala de reuniões do sexto andar da Prefeitura de Araraquara para todo o Brasil, o presidente da República prestou sua solidariedade ao prefeito Edinho Silva, ao povo de Araraquara e aos parentes das vítimas. “Passei aqui junto com os ministros para que a gente possa discutir com o Edinho e saber o quanto vai custar a reposição das coisas que foram destruídas aqui na cidade de Araraquara. Vou deixar aqui os meus ministros para falarem sobre o que o Governo Federal pode fazer para recuperar esta cidade maravilhosa chamada de Morada do Sol”, afirmou.

O Governo Federal já homologou a situação de emergência em Araraquara. Na terça-feira (10), em uma nova reunião em Brasília, o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional entrará com a aprovação dos projetos de recuperação dos locais afetados pelas chuvas para a posterior liberação dos recursos. “São quase dez pontos a serem recuperados. Temos um levantamento inicial de que não será menos de R$ 50 milhões para a recuperação, e também há um indicativo nesses valores em relação à prevenção”, informou Góes.

Edinho agradeceu ao presidente Lula e à primeira dama, Janja, que têm manifestado de forma continuada solidariedade com a cidade. “O presidente tem um carinho muito grande com Araraquara, isso é histórico, e ele quis passar aqui para se manifestar sobre o ocorrido e atender prefeituras de outras cidades da região que também tiveram dificuldades. Infelizmente, a visita para tratar de problemas que Araraquara vive muda totalmente seu sentido diante daquilo que estamos vendo em Brasília, efetivamente a maior afronta à democracia desde a redemocratização do Brasil, na década de 80”, destacou.

Landim fez questão de salientar a importância da presença do presidente da República na cidade e demonstrou total apoio a Lula em suas ações rápidas e eficientes a partir de Araraquara. “Com essa visita Lula demonstrou o respeito e o carinho que tem com a população de nossa cidade. Essa ação também chama muito a atenção, pois, de forma inédita para a cidade, o presidente vem ver de perto a situação e encaminhar a solução. Quanto aos fatos lamentáveis de Brasília, Lula tomou as medidas necessárias para a manutenção do estado democrático de direito, pois violência e vandalismo são atos daqueles que perderam a razão e é passível de punição exemplar”, encerrou Landim.

Também acompanharam a visita do presidente Lula a Araraquara o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, a deputada estadual Márcia Lia (PT), vários secretários municipais e autoridades de toda a região.


Publicado em: 09 de janeiro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiência apresenta informações sobre a implantação da Casa do Hip Hop

24 de abril de 2024

  Informações sobre a implantação da Casa do Hip Hop em Araraquara foram apresentadas em Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal na noite de segunda-feira (22). Convocado pelo vereador A...



Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de...



Covid-19 e dengue (24/04)

24 de abril de 2024

Araraquara registrou, nesta quarta-feira (24), mais 3 casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.109 casos confirmados em 2024. Um paciente está internado em enfermaria em Araraquara. O...



Documento sugere nutricionista para atendimento dos pacientes canábicos

24 de abril de 2024

A vereadora Fabi Virgílio (PT) fez uma indicação ao Executivo, pedindo o deslocamento de um nutricionista uma vez por semana para atendimento dos pacientes canábicos. Para a parlamentar, os nutric...



Saiba o que foi votado e aprovado na Sessão Ordinária da Câmara desta terça-feira (23)

23 de abril de 2024

Os vereadores de Araraquara se reuniram nesta terça-feira (23) para a 153ª Sessão Ordinária da atual legislatura e aprovaram 20 projetos. Em segunda discussão e votação, foi aprovado o projeto de...



Dia do Ferroviário

23 de abril de 2024

No sábado (27), acontecerá, das 10h às 17h, as comemorações do Dia do Ferroviário, com atrações como Exposição de ferromodelismo, visitação ao Museu Ferroviário, chorinho, modas de viola, feira de...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!