Notícias



Câmara aprova Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Araraquara



1729


Na Sessão Ordinária realizada na terça-feira (20), os vereadores aprovaram o projeto de lei que institui a Lei Orgânica da Guarda Civil Municipal de Araraquara (GCMA). A medida visa a adequar a Guarda às legislações vigentes que dispõem sobre a atuação da Guarda Civil Municipal, em especial a Lei Federal nº 13.022, de 8 de agosto de 2014, que amplia as atribuições das guardas civis municipais, objetivando o fortalecimento institucional.

 

Projeto aprovado da vereadora Thainara Faria dispõe sobre a inclusão de artistas e modelos negros nos filmes e/ou peças publicitárias encomendadas pela Prefeitura de Araraquara.

 

Foi aprovada a instituição o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Fumdef), tendo por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa com deficiência no âmbito do município de Araraquara.

 

A Prefeitura foi autorizada a abrir um crédito de R$ 38.499,14 para atender a despesas com a aquisição de equipamentos para instalação da academia de musculação no Ginásio de Esportes Castelo Branco – Gigantão.

 

Também foi aprovada a reformulação do Conselho Municipal de Saúde de Araraquara, órgão permanente, deliberativo, propositivo e normativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal. Foi aprovado, ainda, o projeto de lei complementar que faz correções pontuais na lei complementar que concede isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ao contribuinte diagnosticado com neoplasia maligna (câncer) e que esteja em tratamento. A medida simplifica a forma de requerer o benefício da isenção e remissão instituída pela Lei Complementar nº 884, aprovada em fevereiro deste ano. Alguns documentos até então solicitados gerariam custos para os requerentes, o que conflita com as intenções do projeto original.

 

Requerimentos

O vereador Elton Negrini pediu informações à Prefeitura sobre a reforma do Palacete da Esplanada das Rosas.

 

O vereador e presidente Jéferson Yashuda Farmacêutico pediu que fossem oficiadas autoridades por ele elencadas, solicitando apoio à indicação para o Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

O vereador Rafael de Angeli pediu informações à Prefeitura sobre a troca de areias dos tanques das unidades educacionais municipais.

 

Já a vereadora Thainara Faria pediu informações à Diretoria de Ensino e à Secretaria Estadual da Educação sobre atenção a aluno com transtorno bipolar.

 

Arquivo Histórico

Foi aprovado o pedido do vereador Elias Chediek para que a matéria publicada no jornal “O Imparcial”, na edição de 4 de fevereiro de 2018, com o título “Aristides dos Santos: não quero marcar meu nome em nada, e sim despertar consciência”, passasse a fazer parte do Arquivo Histórico da Câmara.

 

Tribuna Popular

No início da Sessão, Tania Katia de Simoni Hernandes Cabral, credenciada pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), falou sobre uma pesquisa de moradores do bairro Jardim Maria Luiza e da inauguração da nova sede da Adra.


Publicado em: 19 de março de 2018

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Documento pede informações sobre o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

19 de dezembro de 2025

Em Requerimento apresentado à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita informações completas e documentadas sobre a gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa no exercício de...



Daae registra mais de 16 mil cortes de água nos primeiros nove meses de 2025

19 de dezembro de 2025

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) realizou 16.318 interrupções no fornecimento de água em Araraquara entre janeiro e setembro de 2025. A informação foi detalhada em resposta ao Reque...



Mulher Segura (11/12)

19 de dezembro de 2025

O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...



Vacinação gestantes (11/12)

19 de dezembro de 2025

A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...



Fechado à visitação (22 e 23/12)

19 de dezembro de 2025

O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara “Vicente Henrique Baroffaldi” estará fechado para visitação nos dias 22 e 23 de dezembro, em razão da realização de serviços de dedetização, descupinizaç...



Poda e vistorias

19 de dezembro de 2025

A Prefeitura informa que os pedidos de serviços de poda de árvores em calçadas devem ser protocolados exclusivamente pelo site https://araraquara.1doc.com.br. Após o login, o usuário deve acessar a...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!