Publicado por: Foto: Freepik
70
Bares, lanchonetes, pizzarias e restaurantes serão reclassificados no Plano Diretor de Desenvolvimento e Política Ambiental de Araraquara (PDPUA). É isso que estabelece o Projeto de Lei Complementar nº 17/2025, de iniciativa da Prefeitura, aprovado pela Câmara em segundo turno na Sessão Ordinária desta terça (10).
Na prática, isso significa que empresas dessa natureza terão mais facilidade de regularização quanto à legislação urbanística.
Segundo o texto, os estabelecimentos do tipo “bar e lanchonete (após o horário comercial)”, “pizzaria” e “restaurante sem música ao vivo”, atualmente classificados como “Comercial Incômodo – de Baixo Impacto – Compatível (Interferência Ambiental de Nível 2)”, passam a ser enquadrados como “Comercial Incômodo – Compatível (Interferência Ambiental de Nível 1)”.
De acordo com o Executivo, a propositura nasceu da constatação de um processo de transformação urbana em determinados bairros da cidade, em especial nos bairros Fonte Luminosa e Vila Harmonia. Essas regiões, originalmente concebidas como estritamente residenciais e assim preservadas por décadas pela legislação municipal, vêm apresentando mudanças significativas em seu padrão de ocupação e uso do solo.
Ainda conforme a Prefeitura, houve um esvaziamento de residências nessas áreas e a instalação crescente de pequenos comércios, serviços de saúde e estética e estabelecimentos gastronômicos.
“A proposta, portanto, visa a corrigir entraves legais decorrentes da atual classificação de atividades econômicas, que hoje inviabilizam a regularização de diversos estabelecimentos já instalados nos bairros mencionados, além de impedir a instalação de novos negócios compatíveis com a ambiência urbana da região”, afirma a Prefeitura.
O assunto foi tema de Audiências Públicas na Câmara nos dias 14 de maio e 24 de novembro de 2025.
“Ao promover essa reclassificação, o projeto busca valorizar a diversidade de usos urbanos e estimular o desenvolvimento equilibrado da cidade, respeitando os princípios da sustentabilidade, da função social da propriedade e da eficiência urbanística”, completa o Executivo.
Tramitação
Na Sessão Ordinária de 3 de fevereiro, o texto já havia recebido, em primeiro turno, o aval dos vereadores. Na ocasião, o projeto principal foi aprovado, mas os legisladores rejeitaram uma emenda, da própria Prefeitura, que retirava estabelecimentos do tipo “bar e lanchonete (após o horário comercial)” da proposta. A discussão dos parlamentares pode ser vista aqui.
O projeto aprovado segue para sanção do Executivo.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Durante a Sessão Ordinária de terça-feira (10), foi aprovado o Projeto de Lei do vereador Coronel Prado (Novo) que institui no município de Araraquara a “Política Municipal de Incentivo ao Airso...
A Câmara de Araraquara aprovou um projeto que proíbe instituições sociais ou educacionais de contratarem — e de manterem entre seus funcionários — pessoas que tenham sido condenadas pela prática de...
O tradicional Bloco de Carnaval da Escola Municipal de Dança (EMD) “Iracema Nogueira” se apresentará nesta sexta-feira (13), em iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sec...
A Prefeitura de Araraquara informa que as consultas e exames eletivos de Ortopedia passaram a ser realizados na Unidade de Retaguarda do Melhado, conforme reorganização feita pela Secretaria Munici...
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2026 devem entregar a documentação comprobatória até sexta-feira (13) à insti...
Estão abertas, até 2 de março, as inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, que contempla obras inéditas nas categorias Romance, Conto e Poesia. Gratuita, a participação deve ser feita exclusiva...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.