6395
Após inúmeras denúncias em razão da precariedade do atendimento na Santa Casa de Araraquara, o Ministério Público Estadual orientou que a Prefeitura intervisse na administração do hospital. No dia 11 de junho, o prefeito Edinho Silva (PT) assinou um decreto municipal determinando a intervenção. A secretária da Saúde, Eliana Honain, foi nomeada interventora e assumiu a direção da unidade. Após 18 dias, a Santa Casa elegeu um novo Conselho da Administração.
Para debater sobre o andamento e novos rumos dos trabalhos da nova diretoria da Santa Casa de Araraquara, os vereadores Edson Hel (Cidadania) e Aluisio Boi (MDB), e a Comissão de Saúde convocaram audiência pública no Plenário da Câmara (Requerimento nº 709/2022). O encontro aconteceu na noite da quinta-feira (25).
A mesa das discussões foi presidida pelo vereador Edson Hel (Cidadania) e contou com a presença do provedor da Santa Casa de Araraquara, Jéferson Yashuda; do diretor executivo da Santa Casa de Araraquara, Delorges Mano; e do diretor de Relações Institucionais da Santa Casa de Araraquara, Fernando Passos. Também estiveram presentes outros membros do Conselho, a secretária da Saúde, Eliana Honain; o presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB); além da vereadora Fabi Virgílio (PT) e dos vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Lucas Grecco (PSL), Paulo Landim (PT) e Rafael de Angeli (PSDB).
De acordo com Mano, grande parte dos principais problemas de atendimento à população foram resolvidos. “Nós negociamos e cancelamos contratos contínuos. Hoje, a Santa Casa voltou a ter credibilidade junto com os fornecedores. Não faltam medicamentos e insumos, problema que enfrentamos logo de início para que fosse possível voltar a assistência de forma digna aos pacientes SUS. Foram realizadas todas as cirurgias represadas”, explicou.
Houve também o aumento da disponibilidade de leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos 142 leitos ativos de enfermaria. Desses, 132 são SUS. 93% dos leitos são voltados para o Sistema Único de Saúde, para a atender nossa população. Antes da intervenção, eram 8 leitos de UTI SUS, a previsão é que até setembro 24 leitos estejam habilitados para a saúde pública”, detalhou Yashuda.
Ainda que o atendimento tenha sido normalizado, ainda existem muitos desafios. “Nós entramos na Santa Casa com o objetivo único para garantir que a população tivesse acesso ao serviço, para que as cirurgias eletivas pudessem ser conduzidas. E hoje a gente retoma isso. Temos muitos desafios pela frente. O principal gargalo é equilibrar arrecadação com custeio”, frisou Eliana.
Para o presidente da Câmara é preciso unir forças para solucionar a questão. “Agora a responsabilidade é de todos, da população, dos empresários. E principalmente desta Casa, buscando emendas e recursos”, finalizou Boi.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
A 48ª Sessão Ordinária da Câmara de Araraquara, nesta terça (3), teve aprovação de projetos que tratam de assuntos como Plano Diretor, desenvolvimento econômico, criação de políticas públicas...
Atletas da Fundesport Araraquara tiveram grande destaque no I Campeonato Sul-Americano Master de Karatê, realizado no Ceará entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2026, em competição promovida pela Co...
Em Indicação encaminhada recentemente à Prefeitura, o vereador Alcindo Sabino (PT) solicita melhorias na iluminação pública da Praça do Socorro, localizada na Rua Francisco Mazzei, no entorno do po...
O Centro de Referência do Idoso de Araraquara (Cria) “José Quitério” precisa de manutenção estrutural e contratação de profissionais, além de melhorias na sinalização no entorno e no acesso ao loca...
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (2), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, os vereadores que compõem a Comissão Especial de Inquérito (CEI) – Assédio no Serviço Público d...
A Câmara realiza na próxima segunda-feira (9), às 18h30, no Plenário do Legislativo, uma Audiência Pública que definirá os integrantes da Câmara Técnica que irá estudar a viabilidade e propor medid...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.