77
A Câmara Municipal realizou, na noite de sexta-feira (3), a entrega do título de Cidadão Araraquarense “in memoriam” ao Sr. José Marino. A homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Prado (Novo) e motivada pela atuação de Marino na Segunda Guerra Mundial e na preservação da memória histórica em Araraquara.
Além do parlamentar, compuseram a mesa os netos de José Marino, Gabriela Marino Schiavon Arnosti Neves e Daniel Marino Schiavon, o chefe de instrução do Tiro de Guerra 02002 de Araraquara, subtenente João Dias Esteves, e o 2º tenente PM Daniel Placo Ferreira Cunha, representando o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do interior, tenente Richard Souza.
Ao entregar a homenagem, Coronel Prado falou sobre a atuação de Marino na guerra e destacou que o pracinha foi testemunha viva do período. “Mais do que um soldado, José Marino foi um guardião da memória. Em vida, compartilhou suas experiências com escolas, instituições e a comunidade”, disse.
Daniel Marino Schiavon, agradecendo pela entrega da honraria, relembrou uma das experiências contadas pelo avô: após um dos ataques realizados contra tropas nazistas, José Marino defendeu os companheiros do contra-ataque e, quando se tornou alvo dos adversários, precisou passar cerca de 48 horas escondido em um buraco na terra para sobreviver. “Para mim, ele foi um grande herói, e eu só consigo lembrar as partes boas e os feitos heroicos que esse homem foi capaz de realizar”, declarou.
“Ele sempre foi a luz da nossa vida. Um exemplo de pessoa, de caridade, de homem, de honestidade”, comentou Gabriela Marino Schiavon Arnosti Neves, relembrando que o avô passou por dificuldades na guerra, mas que contava as experiências com orgulho.
Compartilhando relatos que ouviu de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, o subtenente João Dias Esteves ressaltou a importância da atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial. “Nós, do Exército Brasileiro, sempre elevamos ao máximo os nossos heróis que foram para a Itália”, disse.
O historiador e diretor do Núcleo MMDC de Araraquara, Hamilton Mendes, relembrou que os soldados brasileiros contribuíram para a liberação de mais de 60 localidades na Itália, após confrontos com tropas nazistas. “Apesar disso, ao retornarem ao Brasil, não receberam suporte psicológico ou apoio na recolocação profissional’, explicou.
O vereador Marcelinho (Progressistas) esteve presente no evento.
Sobre o homenageado
Nascido em Pedreira (SP), em 1920, José Marino ingressou no Exército Brasileiro em 1942. No ano seguinte, foi convocado a integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Marino foi um dos pracinhas enviados pela FEB para combater na Segunda Guerra Mundial. Na Itália, participou de batalhas como as de Monte Castelo e Montese, nas quais brasileiros lutaram contra tropas nazistas para conquistar territórios importantes para os Aliados.
Após o retorno ao Brasil, passou a viver em Araraquara, onde atuou para manter viva a memória de ex-combatentes. Em 2011, publicou o livro “Memórias em versos”, obra poética que fala sobre as experiências na guerra e que recebeu reconhecimento da Câmara Municipal. Em 2014, foi homenageado pelo Exército Brasileiro e, em viagem à Itália, foi recebido com honras em virtude da atuação na Segunda Guerra. Em 2018, Marino faleceu, aos 98 anos, em Araraquara.
Leia mais sobre a história do homenageado clicando aqui.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Relatos de precariedade na infraestrutura do Ginásio de Esportes “Guilherme Fragoso Ferrão” e da Pista de Atletismo “Armando Garllippe” motivaram o Requerimento nº 1579/2025, enviado pelo president...
Exposição Araraquara recebe, a partir desta sexta-feira (3), a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”. Com abertura às 19 horas na Biblioteca Municipal...
Basquete feminino Pelo Campeonato Paulista, o Sesi enfrenta Ourinhos, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, no Ginásio Municipal “José M. Paschoalik”, casa das adversárias. As araraquarenses estão n...
A represa do Parque Pinheirinho seguirá fechada por tempo indeterminado, informou a Subsecretaria de Defesa Civil. O local foi interditado totalmente após um laudo do Departamento Autônomo de Água...
O programa Consultório na Rua, instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem como objetivo ofertar atenção integral à saúde da população em situação de rua, de forma itinerante, multipr...
A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” abre, nesta sexta-feira (3), às 19 horas, a exposição “O Assalto do Maravilhoso – o movimento surrealista no Brasil 1960-2025”, que reúne pinturas, colagen...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.