1927
O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Aluisio Boi (MSB), e a vereadora Fabi Virgílio (PT) participaram, na tarde da sexta-feira (8), da reunião da comissão de representantes de todas as categorias profissionais do funcionalismo da Prefeitura, quando houve a discussão sobre o projeto de lei que transforma o Incentivo Financeiro do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica em Incentivo Financeiro por Desempenho. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sus (CeforSus).
A definição é urgente, pois o Programa Previne Brasil que, dentre outras providências, instituiu novo modelo de financiamento federal de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS), extinguindo o anterior Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
Para que o Município possa perceber e repassar os recursos federais repassados por meio do programa Previne Brasil aos funcionários públicos da Saúde que atuam na Atenção Básica, torna-se necessário adequar a legislação municipal aos requisitos e condições previstos em tal programa.
O benefício será pago quadrimestralmente e os representantes da comissão discutiram os critérios para a distribuição da verba entre os aproximadamente 700 funcionários da Atenção Básica em Saúde.
Durante a explanação aos presentes foram divulgados números hipotéticos para exemplificar um rateio igualitário. Seriam repassados R$ 492 mil em quatro meses e 50% desse valor vão para os funcionários, o que daria cerca de R$ 351 para cada um.
O intuito da reunião era decidir como será feito esse rateio, com a possibilidade de um percentual para os trabalhadores de cada setor, levando em conta os salários ou então um valor uniforme, ou seja, todos recebendo o mesmo valor, independente do cargo.
Terão direito ao incentivo financeiro por desempenho os trabalhadores vinculados a Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes da Atenção Primária à Saúde (EAP): agente comunitário de saúde, agente operacional, auxiliar de farmácia, dentista, enfermeiro, farmacêutico, médico, técnico ou auxiliar administrativo, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico ou auxiliar de saúde bucal e técnico em laboratório.
Antes da votação Fabi fez suas considerações sobre programa Previne Brasil, que proporciona incentivo financeiro por desempenho e ajuda no orçamento das famílias dos trabalhadores. Boi, por sua vez, disse que “no final, tudo vai para a Câmara. Dependendo das discussões, poderia se fazer um adendo no projeto de lei sobre o que a maioria tem como meta. Qualquer preocupação pode ser reajustada na lei”.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
O Projeto de Lei que cria oficialmente a Patrulha Maria da Penha em Araraquara foi aprovado pelos vereadores na Sessão Ordinária realizada na última terça-feira (09). A proposta é de autoria do Exe...
Em Sessão Solene realizada na noite de quarta-feira (10), a Câmara Municipal entregou o Título de Cidadão Araraquarense ao comunicador Alceu Patrício de Almeida Santos. A homenagem foi propo...
O prazo de inscrições para o concurso público do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae) começa na segunda-feira (15) e segue até 16 de janeiro de 2026. Ao todo, são 11 cargos,...
A tradicional Corrida de Santo Onofrezinho será realizada no domingo (21), às 9 horas, no Ginásio da Pista “Armando Garlippe”. O evento é destinado a crianças e jovens de 4 a 17 anos e contará com...
A Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação para gestantes a partir de 28 semanas de gestação, sem restrição de idade materna. A aplicação é feita em dose única e deve ser repetida a c...
O aplicativo SP Mulher Segura é uma ferramenta gratuita criada para facilitar pedidos de ajuda e ampliar o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Desenvolvido pela Secre...

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.